(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CIDADANIA

SENAR-PR firma parceria para levar cursos a detentos

O SENAR-PR vai ofertar cursos a pessoas privadas de liberdade, detidas em estabelecimentos prisionais do Paraná. Nesta segunda-feira (27), a entidade firmou termo de cooperação com o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), estabelecendo as bases da parceria para oferta de capacitação aos detentos. A meta é que nos próximos cinco anos sejam disponibilizadas 5 mil vagas em cursos e treinamentos do SENAR-PR em presídios, cadeias e Unidades de Progressão (UP) do Paraná, entre outras unidades.

“No passado, já atendemos muitos estabelecimentos penitenciários do Paraná, com excelentes resultados. Com essa nova parceria, nós sistematizamos essa oferta e ampliamos esse atendimento. Com isso, o SENAR-PR cumpre um importante papel social, de contribuir com a reinserção dessas pessoas na sociedade”, afirma Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O convênio assinado pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR e o diretor-adjunto do Deppen, Maurício Ferracini dos Santos, passa a vigorar em janeiro de 2024. A reunião em que a parceria foi firmada também contou com as participações de Juliano dos Santos Prestes, que será o gestor do convênio; Lizandra Valério Bueno, coordenadora de reintegração social; e Josiane Aparecida Scremin, chefe de capacitação do Deppen.

A diretora-técnica do SENAR-PR, Débora Grimm, destacou que a meta da parceria é levar mil vagas de cursos por ano às pessoas privadas de liberdade. Com as capacitações, a entidade espera levar formação profissional e complementar aos presos, principalmente em atividades ligadas ao meio rural.

“Além das capacitações presenciais, também vamos disponibilizar nosso catálogo de cursos na modalidade Ensino à Distância [EaD] e as cartilhas da nossa biblioteca virtual”, acrescenta Débora.

 

Assinatura – O diretor-adjunto do Deppen apontou que os cursos do SENAR-PR serão demandados pelo estabelecimentos prisionais do Estado, principalmente em unidades de progressão e em colônias penais, cujo perfil dos presos se encaixa às propostas dos cursos. A ideia é de que os cursos sejam escolhidos conforme a vocação da região em que as unidades penais se encontram.

“Temos 36 mil presos em todo o sistema penitenciário do Paraná. Muitos deles estão nessas unidades, com perfil para receber os cursos. E o peso que o SENAR-PR tem é determinante. Precisamos desse tipo de parcerias para transformar a vida dessas pessoas privadas de liberdade e prepará-las para a reinserção na sociedade”, destaca o diretor-adjunto do Deppen.

Entre os 120 estabelecimentos prisionais do Paraná, estão nove UPs. Uma dessas é a Penitenciária Central do Estado (PCE-UP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A unidade é considerada um modelo no sistema penitenciário do país. Lá, além de não haver superlotação, todos os presos estudam, trabalham e/ou cumprem alguma função.

“A reincidência de um preso que sai da PCE-UP é inferior a 5%. É uma unidade que, realmente, consegue cumprir o papel de reinserção social”, ressalta Ferracio. “Mas a ideia é levarmos os cursos do SENAR-PR a todos os estabelecimentos que tenham uma área rural ou que estejam em regiões com essa vocação”, acrescenta.

Compartilhe: