REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Sentados à mesa na sala de reuniões, mãe e filhos conversam sobre a empresa. O escritório é o espaço para apresentar ideias, fazer sugestões e tomar decisões para fortalecer e ampliar a marca. Os planejamentos são ousados e não seriam possíveis sem a cumplicidade que os laços familiares proporcionam também no ambiente de trabalho.
Janieire Capristo Fuzizaki, a Jane, é diretora de Recursos Humanos da rede de supermercados Guguy, de Paranavaí. Ela e o marido Sandro Fuzizaki são os fundadores da empresa e os dois dividem a gestão com os filhos Guilherme e Gustavo Capristo Fuzizaki, respectivamente diretores financeiro e comercial.
A história de empreendedorismo do casal começou em meados da década de 1990. Jane e Sandro pretendiam viajar para o outro lado do mundo e tentar no Japão ampliar a renda familiar. Com a chegada dos filhos, decidiram ficar em Paranavaí e abrir um pequeno mercado no Jardim Santos Dumont.
No começo a loja não tinha mais do que 300 metros quadrados, espaço suficiente para atrair cada vez mais clientes. Aos poucos os empresários perceberam a necessidade de ampliar as instalações e foram conquistando espaço em diferentes bairros de Paranavaí e até mesmo chegar a outras cidades.
Hoje a rede Guguy está no Jardim Santos Dumont, no Centro, no Distrito de Sumaré e na Vila City, além de Nova Londrina. Os planos de expansão incluem uma filial em Alto Paraná e no Jardim São Jorge. A empresa que começou apenas com Jane e Sandro atendendo o público atualmente reúne aproximadamente 500 funcionários.
Mãe – Conseguir equilibrar as duas missões, mãe e empresária, é motivo de orgulho para Jane. A satisfação fica ainda mais evidente quando fala da participação dos filhos nos negócios da família, um sonho que a acompanhou desde que os dois nasceram.
O sentimento é recíproco.
Guilherme conta que tem certa dificuldade para diferenciar a mãe e a empresária. As ideias fervilham o tempo todo e ele precisa compartilhar, mesmo no ambiente familiar. Negócios, negócios, amores à parte. Não importa onde estejam e que assunto discutam, prevalece o amor de mãe e filho. “Somos muito carinhosos um com o outro, estamos sempre presentes.”
Para Gustavo não é diferente. “Passamos apertos, temos discussões, mas temos um relacionamento muito bom.” Trabalhar com a mãe é um aprendizado. “Admiro muito.” Na empresa, como na vida, ele se esforça para levar os ensinamentos da mãe, que considera um grande exemplo.
Guilherme e Gustavo concordam que é comum dividirem o papel de filhos com a equipe de colaboradores. “Ela é mãe de todo mundo aqui dentro”, diz Guilherme. Esse cuidado com os funcionários e com a empresa fica estampado em cada canto, em cada gôndola, em cada atendimento aos clientes. “O rostinho da Jane está em todos os mercados”, assegura.
As palavras dos dois se transformam em sorrisos no rosto de Jane. Poder vivenciar essas experiências dentro e fora da empresa torna a celebração do Dia das Mães especial. “É gratificante quererem continuar os valores que ensinei. Acho que é isso, ser mãe é um legado. Espero que continuem fazendo o que começamos.”
Confira o vídeo com alguns trechos da entrevista com Jane e os dois filhos no Instagram do Diário do Noroeste (@diario.paranavai).