Por Cibele Chacon e Igor Mateus Lima
Na noite da última sexta-feira (31), aproximadamente 50 pessoas se reuniram em frente à casa do professor de história aposentado Francisco Vicente de Souza, carinhosamente conhecido como Professor Chiquinho, para uma emocionante serenata em sua homenagem. Aos 76 anos, o professor, que dedicou décadas de sua vida à educação e à música, foi surpreendido por ex-alunos, amigos e familiares que cantaram “Ao Mestre com Carinho” e “Eternos Amigos” debaixo de sua janela, em Paranavaí.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Soraia Salisa Avelar de Souza, filha do professor, a ideia da serenata surgiu como uma forma de retribuir o amor e a dedicação que ele sempre demonstrou através da música. “Meu pai sempre tocou violão e fez diversas serenatas ao longo da vida. O violão e a música sempre fizeram parte da vida dele, seja com a mãe dele ou com amigos. Ele fazia serenata para quem ia casar, para o Dia das Mães, Dia dos Pais e outras datas comemorativas. Mas ele nunca havia recebido uma serenata”, revelou.
A inspiração para a homenagem veio de um vídeo que Soraia viu nas redes sociais, onde alunos fizeram uma serenata para um professor doente em um hospital. Tocada pelo gesto, ela decidiu fazer o mesmo para o pai, que atualmente está em tratamento contra o câncer. “Publiquei a ideia nas redes sociais, já que ele não tem acesso, e muitos ex-alunos dele interagiram e quiseram participar.”
Soraia explicou que a serenata foi planejada com o apoio de seus irmãos e da mãe, como uma forma de oferecer carinho em um momento delicado para a família. “Homenagem tem que ser feita em vida, porque depois que morre a pessoa não vai ver. Ele pode sair dessa e, se Deus quiser, vai sair, mas quisemos fazer a homenagem porque ele foi um professor muito, muito querido por todos. Ele fez a diferença.”
O gesto de amor e reconhecimento tocou profundamente não só o coração do Professor Chiquinho, mas também de todos que estiveram presentes, reforçando a importância de celebrar aqueles que dedicam suas vidas a ensinar e inspirar as futuras gerações.