Um novo sistema adotado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), para auxiliar os associados na concessão de crédito, reduziu, em apenas dois anos, quase 40% o índice de inadimplência em Paranavaí. Esta diminuição acontece porque a entidade trocou o sistema que fornecia apenas a informação de dívidas ativas do momento e passou e mostrar todo o contexto histórico e comportamental do cliente para evitar inadimplência e fraudes.
De outro lado, o sistema também pode ter contribuído para evitar a perda de vendas por falta de informações precisas sobre o comportamento do consumidor. É que o cliente pode estar “negativado” por uma pequena conta que sequer sabia e que enche o Procon de reclamações. No sistema antigo, a informação era apenas se o cliente estava ou não com dívidas atrasadas em alguma empresa. Agora, o novo sistema permite à empresa conhecer o histórico comercial a quem vai oferecer crédito, afastando a possibilidade de um consumidor que paga em dia todas suas contas de serviços públicos (água, luz, telefone), de financiamento bancário, impostos e taxas públicas, não ter o crédito porque foi “negativado” por exemplo, por uma operadora de telefonia, que costuma estar no topo do ranking de reclamações no Procon.
Números – Em 2018, quando ainda utilizava exclusivamente o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), conhecido popularmente também como SPC ou Seproc, a Aciap fez 15.891 registros de dívidas em sua base de dados. No ano seguinte, quando começou a implantação gradual do Serviço de Inteligência Empresarial (SIE), os registros de dívidas caíram para 13.884. Em 2020, com a finalização da implantação do sistema e todos os associados consultando a nova base de dados, o registro de inadimplentes caiu para 10.222 e no ano passado para 8.464.
A principal ferramenta do SIE é a base de dados mais inovadora do Brasil, a Boa Vista Serviços, de quem a Aciap passou a ser agência credenciada e exclusiva da região e no qual aponta o score de mais 282 milhões de pessoas físicas e jurídicas do Brasil. Anteriormente, a base de dados utilizada era o “SCPC”, que apenas apontava se o cliente (CPF ou CNPJ) estava devendo ou não naquela fração do tempo. O SIE distribui aos associados os serviços da Família Acerta (CPF) e Família Define (CNPJ) da base da Boa Vista.
Assertividade – O score (pontuação, em tradução livre para o português) aponta o histórico do comportamento financeiro de cada cliente. A avaliação varia de 0 a 1000 pontos, sendo que quanto mais próximo a 1000 melhor o comportamento do cliente e quanto mais próximo a 0 é preciso mais cuidado na concessão de crédito ou no fechamento de algum negócio, independente se ele tiver alguma dívida registrada ou não no momento da consulta.
“Este serviço tem um índice de assertividade muito surpreendente pois evidencia realmente se o cliente tem condições ou não de obter crédito baseado no seu comportamento econômico. Desta forma, a Aciap tem sido preponderante para melhorar o índice de inadimplência no município e principalmente dos seus associados. Além disso, a ferramenta é muito útil para evitar fraudes, avaliar fechamentos de negócios, celebrações de contratos, relacionamento de carteira de clientes e fornecedores e não perder negócios negativações inconsistentes”, diz o gerente da Associação, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
A prova da eficiência do SIE, diz ele, é que as empresas têm aumentado sua utilização. Entre 2019 (ano da implantação) e 2020, houve um aumento de 36,17% de consultas inteligentes e de 2020 e 2021 o aumento foi de 8%.
Crediário próprio – Scarabelli lembra que o crediário próprio é uma “excelente ferramenta de relacionamento com o consumidor, fidelização e de recorrência de compra. Não é à toa que grandes lojas do varejo investem neste nicho”
Redes de lojas insistem para que usem o crediário próprio da empresa ao invés da “facilidade” do cartão de crédito. As taxas das operadoras de cartões de crédito impactam financeiramente e as administradoras de cartão acabam tendo um excelente lucro com os juros que praticam no atraso de pagamentos, metodologia que a própria empresa pode utilizar.
Com ferramentas como o SEI, a empresa tem mais seguro de poder criar seu crediário próprio e fazer melhores negócios. “Toda vez que o cliente retorna à loja para pagar a prestação é mais uma oportunidade de venda. Mas é preciso ter segurança na concessão de crédito. E é isto que o Serviço de Inteligência Empresarial oferece”, finaliza Scarabelli.