Com um crescimento de 5,7% entre setembro de 2023 e agosto de 2024, o Paraná é o estado que registrou o maior crescimento no setor de serviços em todo o Brasil no acumulado em 12 meses, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O aumento paranaense no período ficou empatado com a alta registrada pelo Tocantins e foi quase o triplo do crescimento médio do Brasil no período, que foi de 1,9%. Santa Catarina (5%), Espírito Santo (5%), Piauí (4,6%), Sergipe (4,3%), Minas Gerais (3,5%) e São Paulo (1,6%) também tiveram variações menores do que a do Paraná.
Com este crescimento, a receita nominal dos serviços no Paraná aumentou 10,1% no período, o que representa a terceira maior alta do País, atrás apenas de Tocantins (13,1%) e Espírito Santo (10,4%). Na média nacional, a receita dos serviços em 12 meses aumentou 6,7%.
A atividade de serviços do Paraná ainda teve um desempenho melhor que a nacional no crescimento acumulado entre janeiro e agosto deste ano, quando o Estado registrou alta de 3,7% frente ao aumento nacional de 2,7%.