REINALDO SILVA / Da Redação
Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (16). A decisão foi tomada durante plenária nacional virtual no último sábado (13) e notificada ao governo federal.
Diretor da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, o indicativo de greve é para todo o país, cabendo à equipe de cada Agência de Previdência Social (APS) avaliar se irá ou não aderir. A recomendação vale tanto para os servidores que atuam presencialmente quanto os da modalidade virtual.
Na manhã desta terça-feira (16), os serviços em Paranavaí continuam normalmente.
A pauta de reivindicações dos servidores do INSS inclui a recomposição de perdas salariais, a reestruturação das carreiras, a implantação da jornada de trabalho de 30 horas para todos e o cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei, a incorporação de gratificações, o fim do assédio moral institucional, o cumprimento do acordo de greve de 2022 e a instalação imediata da mesa setorial.
A Fenasps informou que o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) apresentou uma proposta aos servidores do INSS, mas os termos não foram aceitos pela categoria, que entendeu que as medidas comprometeriam os trabalhadores.