REINALDO SILVA/ reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Lucas Vieira acordou cedo neste sábado. Tinha uma missão importante pela frente: preparar as seções eleitorais para a votação de amanhã, quando os eleitores irão às urnas para escolher entre os dois candidatos à Presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O analista financeiro tem 28 anos e trabalha nas eleições pela quarta vez, sempre na condição de voluntário. “O que a gente faz é o exercício da democracia.” Ele coloca a cidadania em primeiro lugar e não vê problemas em passar o sábado e o domingo à disposição da Justiça Eleitoral.
Pela manhã, dezenas de servidores públicos e outros voluntários percorreram as escolas de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara e distribuíram as urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições 2022.
Na Comarca de Paranavaí, da mesma forma que em todo o Paraná, os eleitores só precisarão votar no presidente. O governador foi definido no primeiro turno – Carlos Massa Ratinho Júnior, reeleito.
Os quatro municípios somam 225 seções eleitorais. Em cada local, são instalados uma urna eletrônica e os demais equipamentos. Parte dos votantes será identificada pelo sistema biométrico, o restante, de forma manual.
A expectativa da chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício, é que o tempo de votação seja menor do que no primeiro turno, em razão da quantidade de candidatos. São esperadas filas n o período matutino, quando mais eleitores vão às urnas. À tarde, o movimento nas seções eleitorais deve ser menor.
Neste domingo, como nas ocasiões anteriores, os eleitores terão das 8h às 17h para votar. É necessário apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH) ou o e-Título, desde que tenha a foto digital. Em caso de haver pessoas em filas de espera após 17h, receberão senhas e poderão votar normalmente. Os que chegarem à escola depois desse horário ficarão impedidos de participar da votação.