REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, José Gabriel Gonçalves Fachiano, anunciou o adiantamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais. “É algo inédito. Está sendo possível porque estamos fazendo nosso dever de casa”, diz o gestor, referindo-se ao controle das finanças e à aplicação eficiente dos recursos públicos. O depósito dos R$ 232.560,19 está previsto para esta quarta-feira (7).
“Desde o início da nossa gestão, adotamos medidas de controle fiscal a fim de equilibrarmos as contas públicas e melhorarmos a saúde fiscal do município”, declara, reforçando que a Administração Municipal está “trabalhando fortemente para que possamos dar melhores condições salariais para os nossos servidores, afinal, são os mesmos que estão na ponta do atendimento à população”.
Na avaliação do prefeito, o incremento dos mais de R$ 200 mil na economia do município é benéfico para o comércio local, cujo desempenho está diretamente ligado aos resultados das atividades rurais. Quando os períodos de entressafra e os fatores climáticos comprometem os resultados no meio agrícola, a oferta de empregos reduz e, consequentemente, cai também o consumo.
Fachiano apresenta sugestões para a aplicação do dinheiro. “Para aqueles servidores que estão com as contas em dia, essa pode ser uma oportunidade de antecipar algo que estava planejado apenas para dezembro ou investir o valor recebido.” Ele fala sobre a importância do adiantamento da primeira parcela: “Representa um alívio nas contas mensais, diante da escalada dos preços e da defasagem salarial no setor público”.
A Prefeitura de Santo Antônio do Caiuá reúne 215 servidores, distribuídos em sete secretarias. O objetivo, reafirma o prefeito, é promover a valorização da categoria. Por isso, ainda em janeiro, quando assumiu o cargo, Fachiano solicitou ao Departamento Financeiro e Contábil que fosse realizado um estudo de viabilidade para o pagamento do auxílio alimentação para todos os servidores municipais, sem exceção. “Teremos condições de implementar o benefício, isso é uma vitória.” O projeto de lei está em fase de elaboração e será encaminhado para a apreciação da Câmara de Vereadores.