Servidores da Defesa Civil de Paranavaí participaram do Seminário Conjunto de Preparação e Resposta ao Fenômeno El Niño 2026/2027, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com a Defesa Civil do Paraná. O encontro, realizado na quarta-feira (15) foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar) e contou com a presença de representantes de diversos municípios da região.
Durante a programação, os participantes receberam orientações técnicas voltadas ao planejamento preventivo, à troca de experiências entre os municípios e à definição de estratégias que contribuam para uma resposta mais rápida e eficiente diante de eventos climáticos extremos associados ao El Niño, um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, na região próxima à Linha do Equador, que altera a circulação dos ventos e influencia o clima em diversos países, como o aumento das temperaturas, afetando a agricultura, o abastecimento de água e a produção de energia.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e coordenador-geral da Defesa Civil de Paranavaí, Ademir Giandotti, a participação no seminário é uma oportunidade para o município aperfeiçoar o planejamento e fortalecer a atuação preventiva diante dos possíveis impactos provocados pelo fenômeno climático.
“Eventos como este são fundamentais para que possamos alinhar estratégias, compartilhar experiências e preparar nossas equipes para agir com rapidez e eficiência diante de possíveis ocorrências. Vale destacar que, em casos que necessitem de uma intervenção rápida e mais ampla, o trabalho integrado entre os municípios e os órgãos estaduais garante maior agilidade, proporcionando mais segurança à população”, disse o secretário.
Além da Defesa Civil, representantes das secretarias municipais de Administração, Segurança, Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Infraestrutura também participaram do evento.



