(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Sesa confirma duas mortes por dengue no Noroeste do Paraná

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou duas mortes por dengue no Noroeste do Paraná. Os pacientes eram de Loanda e Nova Londrina, duas cidades em situação de epidemia. Os registros dos óbitos elevam os níveis de preocupação e pedem a intensificação das medidas de prevenção e combate à doença.

O chefe regional da Vigilância em Saúde, Walter Sordi Junior, recomenda a remoção mecânica de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e a limpeza de terrenos baldios, quintais, fundos de lojas e galerias de água e esgoto.

Outra estratégia importante é o uso das ovitrampas, armadilhas utilizadas para a postura de ovos de mosquitos. O método é sensível e econômico para identificar a presença do vetor, sendo eficiente na detecção precoce de infestações.

Alguns municípios estão aplicando inseticida com o carro fumacê, caso de Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Paranavaí e Loanda. Ainda aguardam liberação Nova Londrina e Itaúna do Sul.

Doze cidades da região estão em epidemia de dengue: Alto Paraná, Inajá, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná e Terra Rica. Em estado de alerta, Itaúna do Sul e Querência do Norte podem ingressar na lista nos próximos dias.

A classificação é baseada na evolução de casos. Quando os registros extrapolam as médias previstas para determinado período do ano, os municípios entram em estado epidêmico. Em anos anteriores, os cálculos eram feitos a partir da proporção entre o número de casos e a quantidade de habitantes.

De 1º de agosto de 2021 até o dia 21 de maio deste ano, a Sesa confirmou 2.721 casos de dengue nos municípios da 14ª Regional de Saúde. Em todo o Paraná, foram 67.655 resultados positivos e 32 mortes.

Entre as cidades com cenários mais graves estão: Paranavaí, com 662 casos e incidência de 381,5 para cada 100 mil habitantes; Loanda, com 620 confirmações e incidência de 1.395,7; Nova Londrina, com 367 resultados positivos e incidência de 2.200,4; Porto Rico, que contabiliza 270 casos e incidência de 6.481,8; e Santa Isabel do Ivaí, com 269 confirmações e incidência de 1.976,1.

Para ter o efeito esperado, é necessário associar o uso do carro fumacê à eliminação de criadouros do Aedes aegypti
Foto: Arquivo DN

Compartilhe: