Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Festival Folia de Reis chega ao 40º ano, sendo o mais antigo evento local do Sesc de Paranavaí Foto: Arquivo/Sesc

CULTURA POPULAR

Sesc de Paranavaí promove 38º Festival de Folia de Reis

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Baltasar era rei da Arábia. Gaspar, da Índia. Melchior, da Pérsia. Quando Jesus nasceu, os três seguira a Estrela Guia e chegaram a Belém, onde encontraram a Sagrada Família. Levaram presentes ao menino que, anos depois, entregaria a própria vida para salvar a humanidade.

A história bíblica dos três Reis Magos do Oriente é inspiração para uma manifestação cultural trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI, a Folia de Reis. É também motivação para o evento que o Sesc de Paranavaí está preparando: o 38º Festival Sesc de Folia de Reis, no dia 22 de maio.

Foram dois anos de espera, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Agora, o Festival de Folia de Reis está de volta, e nesta edição reunirá cinco companhias da região: Estrela do Oriente (Loanda), Estrela Guia (Paranacity), Mãe Rainha da Esperança (Alto Paraná), Mensageiros da Paz (Londrina) e Unidos em Cristo (Nova Esperança).

“Estamos retomando esta importante tradição. Comemoramos 40 anos de Folia de Reis no Sesc de Paranavaí, que teve início em 1982 com Dorival Torrente. É o evento local de maior duração”, explicou o técnico de atividades do Sesc de Paranavaí Edson Godinho.

A Folia de Reis é considerada uma importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro. Desde sua origem, é passada de geração a geração. Cada companhia empunha sua bandeira e, por meio de música e encenação, homenageia os Reis Magos, refletindo o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento.

Atualmente, o Festival Sesc de Folia de Reis se caracteriza como uma mostra não competitiva, cujo objetivo principal é contribuir para a manutenção dessa rica tradição popular que ocorre em diversas partes do país.

O evento do dia 22 de maio será na Paróquia São Sebastião, a partir das 12h, com almoço (à venda na própria paróquia). Às 14h haverá apresentação do Grupo de Canto com Idosos do Sesc, trazendo repertório caipira. Em seguida, será a vez das companhias de reis mostrarem sua arte. Ao final, a Orquestra Municipal de Paranavaí também se apresentará, com repertório popular. Durante todo o evento, os participantes terão acesso a feira de saúde, feira de artesanato, recreação e lanches.

Compartilhe: