Pedro Almodóvar, um dos cineastas mais aclamados e bem-sucedidos do cinema mundial contemporâneo, completa 72 anos em setembro. Quando se fala do espanhol Pedro Almodóvar é impossível não pensar em sua estética única, calcada na cultura kitsch e no excesso de vermelho. Filmes com personagens femininas fortes e cheias de liberdade de expressão – herança de seu engajo na “Movida Madrileña”.
Almodóvar dá vitrine para arte em seu cinema, um bom exemplo é: “Fale com Ela” de 2002, no qual o diretor e roteirista constrói uma ode à arte.
Pedro Almodóvar em sua filmografia também recorre em muitos momentos a personagens masculinos que são diretores de cinema, como em “Dor e Glória” de 2019, “Má Educação” de 2004, “Abraços Partidos” de 2009 e “Ata-me” de 1989.
A metalinguagem, o exercício de fazer arte, sempre estão nas narrativas de Pedro, bem como as relações familiares, principalmente no que tange ao feminino e à experiência de ser mãe.
Em 2021, em meio à pandemia da Covid-19, Pedro presenteia o público com sua nova produção “Madres Paralelas”, que fala justamente de um dos seus temas mais recorrentes, a maternidade. Também Almodóvar foi um dos primeiros diretores de cinema a produzir durante a pandemia, em 2020 rodou o curta metragem “A Voz Humana”, sua primeira produção cinematográfica falada em inglês, com Tilda Swinton como protagonista.
Fica difícil, em poucas palavras definir, narrar ou contar todo o processo artístico de Pedro Almodóvar. Porém, sua estética influenciou e continua influenciando o mudo das artes, do cinema e da moda.
Em sua larga carreira cinematográfica ganhou 2 Oscars, 2 Globos de Ouro, 4 BAFTA e 4 premiações em Cannes.
Para comemorar o aniversário de Pedro Almodóvar, o Sesc de Paranavaí irá realizar virtualmente 4 bate-papos sobre a carreira do diretor. Nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro – sábados das 15h às 18h – pela plataforma Microsoft Teams. Os participantes dos quatro encontros irão receber certificação. (Texto: Edson Godinho, técnico de Atividades do Sesc de Paranavaí)