REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Parque Ouro Branco e seus arredores formam o cenário da história. Ali, uma criança aprende sobre cuidado e atenção ao observar sua avó e a natureza durante um passeio. Em “Olhos Atentos”, Priscila Trigo Martins Azevedo expõe memórias da infância vividas na paisagem urbana de Paranavaí.
O conto infantil foi premiado pelo Sesc Paraná no ano passado e faz parte de uma coletânea de textos produzidos por escritores de diferentes regiões do Estado. Para a engenheira agrônoma de Paranavaí, que participou de um concurso literário pela primeira vez, “ter o texto selecionado e publicado junto com outras criações maravilhosas dos colegas é uma honra e foi muito significativo para mim. Representa uma conquista, uma parte de mim materializada em palavras, papel e ilustrações”.
Priscila conta que a participação no concurso foi um desafio pessoal. “Estava num momento de introspecção, avaliando as prioridades da minha vida e revendo minha carreira profissional como agrônoma quando soube do edital. Sempre gostei muito de literatura infantil, a inspiração veio e eu tive coragem de escrever.”
Em 2022, o Sesc Paraná abriu inscrições para novo concurso e o prazo termina em 17 de abril. Serão selecionadas 10 obras inéditas, direcionadas ao público infantil – com até 11 anos de idade. Entre os requisitos para os escritores estão: ser paranaense ou residir no Estado e ter acima de 18 anos. É importante que os candidatos procurem resgatar a relação dos moradores com os elementos culturais do Estado.
As obras selecionadas serão ilustradas e farão parte da 7ª Coletânea Sesc de Contos Infantis, com lançamento previsto durante a realização da 41ª Semana Literária Sesc Paraná & Feira do Livro 2022. O edital para seleção de contos infantis compõe uma série de ações do Sesc PR para fomento à produção literária estadual, ao lado dos Laboratórios de Literatura e dos projetos desenvolvidos pela Rede Sesc de Bibliotecas do Sesc Paraná, do Arte da Palavra e da Semana Literária.
De acordo com o técnico de Atividades do Sesc de Paranavaí Edson Godinho, a entidade é uma das principais promotoras de eventos culturais do Paraná. “Através do livro de contos infantis, dá visibilidade e projeção a escritoras e escritores do território paranaense.”
Godinho destaca que o Sesc tem o compromisso de produzir a coletânea de contos infantis, “de suma importância para aquecer o mercado da literatura no Paraná”.
Inscrições – As inscrições para a edição de 2022 do concurso de contos infantis terminam no dia 17 de abril e devem ser feitas no site do Sesc Paraná (www.sescpr.com.br/edital/edital-de-selecao-de-contos-infantis-ineditos-para-coletanea-sesc-parana-2022).
A dica da escritora paranavaiense premiada no ano passado é: “Participem. Vale muito a pena. Para quem está inseguro, talvez minha experiência dê um ânimo: “Olhos Atentos” foi meu primeiro conto escrito, eu nunca antes tinha parado para escrever histórias, a não ser as redações do colégio lá nos anos 1990. Me arrisquei e tive uma superexperiência”.
Priscila Trigo Martins Azevedo segue incentivando: “Pense que o que você tem para nos contar pode fazer sentido para alguém, trazer um sorriso ou uma reflexão. As palavras chegam até nós, se permita ser o instrumento da escrita e participar desse processo. É enriquecedor, tanto para o leitor quanto para o autor. Vou torcer e quero ler seu conto na próxima coletânea”.
O edital não permite que autores selecionados nas duas últimas edições participem novamente, portanto, Priscila Trigo Martins Azevedo não fará a inscrição este ano. Mesmo assim, já tem o esboço de outros contos infantis e garante que está motivada e inspirada para continuar escrevendo.
Os trabalhos inscritos na 6ª edição, além do formato físico e digital, estão em um audiolivro, ampliando o acesso às obras publicadas. O audiolivro está disponível em: https://anchor.fm/sescpr.