Você é daquelas pessoas que esquece de privilegiar o cuidado consigo mesmo ou busca formas de melhorar a autoestima? Aproveite o Dia do Autocuidado (24/07) para começar a trabalhar em prol desses objetivos e confira algumas indicações de leitura que podem auxiliar nesta jornada.
Entre as sugestões, há livros para compreender os próprios sentimentos, aprender a dizer “não” quando necessário, reconectar-se com os desejos do corpo e descobrir abordagens de autoconhecimento. Também há obras para as crianças, com objetivo de ensiná-las desde cedo sobre autocompaixão e proteção. Leia!
Amor-próprio na Prática
Estudos mostram que o autoamor é fundamental para uma boa saúde mental. Ao cultivar a autocompaixão e o autorrespeito em todas as áreas da vida, é possível desenvolver estratégias proativas para se redirecionar rumo ao “seu eu autêntico”. Com uma abordagem baseada em evidências, a psicóloga Zoë Crook apresenta práticas para que as pessoas consigam estabelecer limites, assumam as próprias escolhas e cultivem o amor-próprio de forma mais consciente.
(Autora: Zoë Crook | Onde encontrar: Amazon)
A Alegria de Dizer Não
Saber impor limites é fundamental para o autocuidado! Neste livro, Natalie Lue compartilha sua jornada de autodesenvolvimento para superar o medo da rejeição e aprender a estabelecer limites saudáveis, como dizer “não” de forma natural e autêntica. A obra oferece ao leitor um método inovador para reconhecer, compreender e expressar os sentimentos, promovendo a autenticidade e o autoconhecimento. É uma poderosa ferramenta para os “agradadores” que desejam se libertar dos padrões sociais prejudiciais à saúde mental e encontrar a verdadeira felicidade.
(Autora: Natalie Lue | Onde encontrar: Amazon)
Está Tudo Bem
Os pequenos leitores também precisam aprender e praticar o autocuidado. Este livro mostra às crianças o poder da autocompaixão por meio de frases simples que devem ser repetidas quando as coisas não dão certo. Além disso, contém um guia com dez exercícios que estimulam o autoconhecimento e o autocuidado. É uma ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil que pode ser usada em casa, na sala de aula e em consultórios.
(Autora: Wendy O’Leary | Onde encontrar: Amazon)
Ser Para Ter
Este livro é o resultado de uma jornada que levou Aline Dalcin para uma vida mais autêntica. Na obra, a terapeuta ensina o leitor a trilhar os 12 passos que vão desde iniciar o autocuidado até o controle emocional para poder alcançar um modo mais natural e se conectar ao verdadeiro propósito. Nesta obra, é possível conhecer a chave para alcançar a plenitude.
(Autora: Aline Dalcin | Editora: Citadel Grupo Editorial | Link: Amazon)
Da Submissão à Autonomia
Colocar-se em primeiro lugar talvez seja uma prática difícil para as mulheres. Iara Nárdia Germano e Alda Marina Nunes lançam este livro com objetivo de dar dicas práticas para o público feminino enveredar pelo caminho do amor-próprio e da liberdade. Elas explicam que ações simples, como tocar-se e olhar-se no espelho, podem auxiliar as leitoras a se reconectarem com os sentidos corporais e os desejos. Também atravessam questões como culpa e busca pela perfeição.
(Autoras: Alda Marina Nunes e Iara Nárdia Germano | Onde encontrar: Amazon)
Rascunhos
Além de reunir textos de Marcelly Tatiani em várias fases da vida, esta obra propõe uma experiência imersiva nos próprios sentimentos. Os capítulos entrelaçam poemas escritos pela autora com páginas em branco para os leitores conversarem consigo mesmos sobre os temas apresentados. É um convite para tratar de assuntos que podem ser esquecidos na pressa cotidiana, como a vontade de libertar-se, a solidão, os sentidos para a vida e os sonhos.
(Autora: Marcelly Tatiani | Onde encontrar: Amazon)
O Poder de Me Proteger
Cuidar das suas crianças também é uma forma de autocuidado. O Poder de Me Proteger é um livro infantil para falar com crianças sobre proteção contra abusos e explicar a esse público sobre como diferenciar sentimentos positivos de negativos. Conta, ainda, com um guia para adultos, ao final da história, sobre as melhores formas de abordar o tema com os pequenos. Obra foi escrita por Mariana Motta, escritora, psicóloga e orientadora educacional que trabalha há 14 anos na área de proteção infantil em escolas.
(Autora: Mariana Motta | Onde encontrar: Amazon)