(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

SAÚDE

Setembro Verde traz alerta sobre o câncer de intestino

Considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres, o câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal, é um tumor que acomete o intestino grosso. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de 34,2 mil novos casos de câncer colorretal são diagnosticados no Brasil todos os anos.

A prevenção é fundamental, pois, quando descoberta em estágio precoce, a doença é tratável e tem altas taxas de cura. De acordo com o Dr. William Casteleins, cirurgião oncológico especialista em tumores gastrointestinais do Centro de Oncologia do Paraná, as lesões podem ser detectadas durante a realização do exame de colonoscopia de rotina. “Normalmente, esse tipo de neoplasia se inicia a partir de pólipos que, apesar de serem lesões benignas, se não retiradas, podem se tornar tumores malignos”, alerta o especialista.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de desenvolver a doença, como o excesso de peso, tabagismo, alimentação pobre em fibras e com alto consumo de carnes vermelhas e processadas, histórico de câncer de intestino na família, idade acima de cinquenta anos, entre outros.

Entre os sintomas mais comuns estão alterações intestinais como diarreia ou intestino preso, dores abdominais e sangramento nas fezes. No entanto, o câncer de intestino é uma doença silenciosa que demora a apresentar sintomas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a colonoscopia deve ser realizada a cada cinco anos ou conforme orientação médica. As lesões são retiradas durante a própria colonoscopia e posteriormente enviadas para biópsia. “O exame preventivo de câncer de intestino é extremamente importante, pois a detecção precoce da doença faz toda a diferença para o sucesso do tratamento, que em grande parte dos casos é curável”, explica o oncologista.

Sobre – Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.

Compartilhe: