Igor Mateus / Da Redação
Manoel Messi Porto, de 79 anos, conhecido popularmente como “Seu Didi” é o verdadeiro vencedor do prêmio “Espírito Esportivo”.
Contextualizando essa afirmação, Seu Didi estava em 1º lugar na 6ª Corrida Rústica de Loanda, no Noroeste do Paraná, quando foi empurrado momentos antes de cruzar a linha de chegada (Veja o vídeo AQUI).
A queda resultou em ferimentos em seu rosto, mas, mesmo assim, o competidor não se abalou, levantou-se e continuou correndo.
Ele terminou a prova em 2º lugar. Porém, o prêmio da corrida é o de menos nessa história.
A perseverança de Seu Didi nos lembra um outro corredor brasileiro famoso: Vanderlei Cordeiro de Lima.
Em 2004, nas Olímpiadas de Atenas, o paranaense estava vencendo a Maratona, liderando a disputa por mais de uma hora e abrindo cada vez mais vantagem sobre os demais corredores.
Entretanto, Vanderlei foi atacado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Ajudado por um espectador grego, Polyvios Kossivas, o brasileiro voltou à prova ainda na liderança, mantendo a metade da vantagem que tinha. Mas o susto, o estresse e o fator psicológico prejudicaram o maratonista que acabou a prova em 3º lugar.
Após o episódio, Vanderlei recebeu diversos prêmios, entre eles os de Melhor Atleta do Ano, Personalidade Olímpica do Ano e Melhor Atleta do Atletismo Brasileiro do Ano.
Vanderlei Cordeiro de Lima também foi o único atleta do continente sul-americano a receber a medalha Barão de Coubertin – honraria olímpica do COI (Comitê Olímpico Internacional) para atletas que demonstram um espírito olímpico exemplar diante de situações diferentes ou inusitadas.
Assim como o famoso maratonista brasileiro, o espirito esportivo reinou em Seu Didi, que mesmo com ferimentos no rosto conseguiu concluir a prova.
A atitude é digna de aplausos e reflete o verdadeiro significado do esporte como ferramenta de transformação e desenvolvimento da sociedade.
O Didi dignifica o atletismo isabelense. Participa,, com méritos, de todas as corridas. Parabéns, Didi. Você ´é enorme.
Parabéns seu Didi o senhor é um verdadeiro maratonista merecedor de todos os prêmios e esse que em purrou mereceia ser desclassificado e punido sem direito de correr pó muito tempo .as corrida também tem que ter punição cevera assim como jogo de futebol pra que não aiga este tipo de agressão.