ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Santo Antônio do Caiuá teve uma tarde de sexta-feira festiva. Uma solenidade marcou a entrega de 29 casas para moradores da cidade que agora se livram do aluguel. Trata-se do Residencial Novo Santo Antônio do Caiuá. Lideranças destacaram a importância do benefício e lembraram que a cidade vem recebendo melhorias com investimentos próprios e dos governos estadual e federal.
O deputado Luiz Claudio Romanelli falou sobre a família e sobre a importância de ter um lugar para morar em paz. Disse que a política deve ser usada para mudar a vida das pessoas, o que vem acontecendo por causa dos investimentos públicos em Santo Antônio do Caiuá
Além das moradias populares, o município recebe outras melhorias. O programa Asfalto Novo, Vida Nova, do governo paranaense, vai garantir que 100% das ruas de Santo Antônio do Caiuá sejam asfaltadas. Romanelli também apontou a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED e a conquista de uma nova creche. Ele elogiou a política de habitação da Caixa Econômica Federal e destacou o subsídio do governo do estado, que paga a entrada de R$ 15 mil para garantir a casa ao novo proprietário.
A importância dos incentivos públicos foi destacada pelo prefeito Gabriel Fachiano. Ele falou da parceria que possibilitou a obra. O município fez a doação do terreno. Lembrando a própria história de vida para falar da importância da casa própria, o prefeito agradeceu as parcerias e desejou sucesso aos novos proprietários.
PARCERIA
O benefício é fruto de dois programas habitacionais voltados a famílias de baixa renda: Casa Fácil, do governo do estado, que repassa R$ 15 mil para a entrada; e o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que financia o restante do valor através da Caixa Econômica. Os terrenos foram doados pela administração municipal e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) deu seguimento aos trâmites legais para a construção das moradias.
Um importante passo para reduzir o déficit habitacional do município. São mais de 300 cadastros de famílias que não têm casa própria e esperam por uma oportunidade para saírem da condição de aluguel. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 2.943 habitantes, dados do Censo 2022.
Aos poucos o problema habitacional vai sendo resolvido. Também está em andamento o programa Vida Nova, do governo do estado, que disponibilizará casas a custo zero para famílias que não têm condições de pagar o financiamento.
Os dois conjuntos habitacionais se localizam na mesma região, contemplada pelo Asfalto Novo, Vida Nova, do governo do estado, que custeia a pavimentação de vias urbanas. As moradias representam mais um aspecto favorável para a economia do município, a geração de empregos no setor da construção civil.