REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Ninguém vai saber que eu te esqueci
Mas haverá sinais
Tipo a minha boca por aí
Tipo eu não te ligando mais
Se você leu o trecho acima no ritmo da música, então já sabe que se trata de um dos sucessos mais recentes da dupla Jorge e Mateus. Os sertanejos serão os primeiros a se apresentar na ExpoParanavaí, nesta sexta-feira (24), a partir das 23h.
A lista de atrações artísticas segue com Hugo e Guilherme no sábado (25), Breno e Matheus na quarta-feira (29), Luan Pereira e Jennifer e Stephany na sexta-feira (31) e, para fechar a programação, Edson e Hudson no sábado (1º de junho).
A 52ª edição da ExpoParanavaí também terá rodeio profissional em touros e cavalos. A abertura será no domingo (26) e a competição seguirá até quarta-feira (29), começando sempre às 20h. Nos quatro dias, a entrada no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva custará R$ 5 e a renda será revertida para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Nos dias 30 de maio e 2 de junho (quinta-feira e domingo), os portões abertos para todo o público, com entrada gratuita.
A feira agropecuária terá três leilões, todos a partir das 14h:
25 de maio – 17º Leilão dos Pioneiros
30 de maio – 13º Leilão de Touros Multirraças
1º de junho – 16º Leilão das Criadoras.
ABERTURA OFICIAL
O show de Jorge e Mateus será na sexta-feira (24), mas a abertura oficial da 52ª ExpoParanavaí está marcada para sábado (25) e contará com a participação de lideranças e autoridades de Paranavaí, de municípios do Noroeste e de outras regiões do Paraná. A solenidade será às 10h30.
Na sequência, às 11h30, haverá o lançamento do Fórum de Secretários de Agricultura do Noroeste do Paraná, que debaterá estratégias de promoção do desenvolvimento agrícola sustentável.
Ainda no sábado, às 14h, deputados estaduais promoverão uma reunião de trabalho dentro do parque de exposições. Trata-se do programa Assembleia Itinerante, que tem levado o Legislativo do Paraná aos grandes eventos populares. O objetivo é aproximar cada vez mais os parlamentares da população, recebendo propostas e sugestões e conhecendo as demandas de todas as regiões.
ALIMENTAÇÃO E DIVERSÃO
Ao longo desta semana, o trabalho tem se concentrado na preparação da estrutura para receber o público durante a ExpoParanavaí. Ontem (22), por exemplo, foi dia de investir esforços na montagem de estandes e barracas que permanecerão em funcionamento até o último dia de feira.
Um dos atrativos será a praça de alimentação, com salgados, doces e bebidas. Quer uma porção de batata ou de calabresa? Que tal um sanduíche de pernil? E um almoço em família no fim de semana? Sorvete? Chocolate? Água? Refrigerante? Cerveja? Haverá opções para diferentes preferências.
O parque de diversões terá brinquedos para o público infantil e também para os mais crescidinhos, intercalando segurança e aventura. As estruturas estão em fase de montagem.
EVENTOS TÉCNICOS
Tradicionalmente, a ExpoParanavaí dá espaço para debates técnicos e científicos. Mesas redondas e palestras permitem apresentar resultados de pesquisas no campo e buscar estratégias para fortalecer o agronegócio.
Este ano, a programação começará na segunda-feira (27) com o 1º Encontro das Mulheres do Agro, no Recinto Felício Jorge, a partir das 8h. Entre os temas, o empreendedorismo e as oportunidades de renda para mulheres rurais, turismo rural e políticas públicas.
No dia 28, o Seminário de Irrigação abordará os desafios ao produtor rural e as potencialidades da Região Noroeste. A atividade começará às 8h30 no Auditório Cidade Agro. No mesmo dia, às 13h30, será realizado o Seminário de Piscicultura.
O dia 29 de maio terá dois eventos técnicos, o Seminário de Agricultura de Precisão, com início às 9h, e o Seminário de Empreendedorismo, a partir das 13h.
No dia 30, produtores, profissionais técnicos e agentes públicos debaterão os rumos da citricultura, que enfrenta os efeitos do greening, doença que traz o risco de acabar com as plantações de citros no Paraná. O seminário terá início às 13h.
No dia 31 de maio, o Seminário de Bovinocultura de Leite às 9h será oportunidade para falar da utilização de recursos regionais na atividade e avaliar o cenário econômico. À tarde, a partir das 13h, será a vez de discutir a bovinocultura de corte.