A cooperativa Sicredi Rio Paraná findou os encontros das Assembleias de Prestação de Contas. Nessa oportunidade foram apresentados os resultados financeiros referentes ao ano de 2022 e discutido o planejamento para 2023, ação esta que incentiva uma gestão transparente. Em 2022, a cooperativa obteve R$ 46 milhões em resultado.
Foram realizadas 28 assembleias, uma para cada agência, exceto a cidade de Presidente Prudente que reuniu os associados das quatro agências em um único encontro. As apresentações foram conduzidas pelo presidente da Sicredi Rio Paraná, Jorge Guedes, pelo diretor-executivo, Vanderlei Oliveira, o diretor de operações, Bruno Gasparetti, a gerente regional de desenvolvimento do Paraná, Vanessa Gustowski, e Jose Dardosse, gerente regional de desenvolvimento de São Paulo.
Além da apresentação dos resultados referentes a 2022, como operações de crédito, ativos e patrimônio líquido, e dos objetivos para este ano, nas assembleias foram definidas a destinação dos resultados e dos recursos do Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social).
Na assembleia geral, realizada no dia 13 de abril, o presidente da cooperativa Sicredi Rio Paraná, Jorge Guedes, destacou as principais conquistas da instituição.
“Este é o momento de o associado cumprir seu papel de dono, em que ele decide os resultados da cooperativa. E também quando prestamos conta dos resultados e destinações”, esclareceu o presidente.
Como no cooperativismo todas as decisões são tomadas em conjunto, durante as assembleias os associados também elegeram os novos coordenadores de núcleo, nas cidades em que eram necessárias eleições.
Com presença em 30 municípios do Paraná e de São Paulo, a cooperativa é a única instituição financeira em três cidades de sua área de atuação. Pertence ao sistema Sicredi, que tem 107 cooperativas e 6 milhões de associados.
O processo foi encerrado na Assembleia Geral Ordinária, com a participação e ratificação das decisões pelos 54 coordenadores de núcleo, que são eleitos e representantes dos associados. Cada agência tem, pelo menos, um núcleo.
Os associados que não puderam participar das assembleias podem retirar o relatório anual em uma agência do Sicredi. Este documento conta com todos os resultados e ações realizadas durante o ano.