(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MARINGÁ

Silvio Barros anuncia suspensão da licitação do Eixo Monumental para reestruturação do projeto

Cibele Chacon – da redação

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, anunciou a suspensão da licitação do Trecho D do Eixo Monumental, que engloba a Avenida Getúlio Vargas, a Praça Raposo Tavares e a área da antiga rodoviária. A decisão foi tomada para possibilitar uma reestruturação do projeto e incluir novos estudos técnicos e econômicos na proposta.

De acordo com nota oficial enviada pela Prefeitura de Maringá, a análise técnica apontou a necessidade de estudos complementares para viabilizar a inclusão de um estacionamento subterrâneo no projeto. A iniciativa busca ampliar a oferta de vagas de estacionamento na região central, atender à crescente demanda da população e melhorar a integração entre diferentes modais de transporte.

A prefeitura enfatizou que o estacionamento subterrâneo trará impactos positivos para a cidade. “Além de ampliar a oferta de vagas de estacionamento na região central da cidade, atendendo à demanda da população, o estacionamento subterrâneo vai garantir a integração dos diferentes modais de transporte, com melhorias na circulação de veículos e pedestres. Além disso, o estacionamento subterrâneo vai contribuir com o desenvolvimento urbano e econômico da região.”

A suspensão da licitação está amparada pelo artigo 71 da Lei nº 14.133/2021, que permite a descontinuidade de processos licitatórios por razões de interesse público, desde que devidamente justificadas.

Objetivos do Eixo Monumental

O projeto do Eixo Monumental tem como principal finalidade melhorar a mobilidade urbana e a ocupação dos espaços públicos, além de fomentar o turismo, o comércio e a convivência entre os moradores de Maringá. A reestruturação inclui melhorias significativas na infraestrutura urbana, como nova drenagem pluvial, instalações hidráulicas, rede elétrica e de telecomunicações, sinalização viária, iluminação pública, mobiliário urbano, quiosques e coberturas, paisagismo, reforma de ruas e calçadas, entre outros.

Avanços no Trecho A

Enquanto o Trecho D aguarda revisão, as obras no Trecho A devem ser entregue até o mês de fevereiro. Esta área, que abriga a Catedral de Maringá, símbolo arquitetônico da cidade, está recebendo diversas melhorias, como a remodelação de três estacionamentos, a instalação de uma marquise com quiosque, um parque infantil, uma fonte luminosa e um anfiteatro a céu aberto. Também estão sendo utilizados materiais antiderrapantes para garantir a acessibilidade e facilitar a mobilidade de idosos e crianças, um dos principais compromissos do projeto.

Compartilhe: