A mais recente pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Maringá, divulgada nesta segunda-feira (30), aponta o ex-prefeito Sílvio Barros (Progressistas) na liderança da corrida eleitoral. O levantamento, realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas entre os dias 26 e 29 de setembro, ouviu 710 eleitores por meio de entrevistas pessoais.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados mencionam candidatos sem uma lista prévia, Sílvio Barros aparece com 39,6% das intenções de voto. Edson Scabora (PSD) surge em segundo lugar com 10,7%, seguido por Humberto Henrique (PT), com 4,1%. Evandro Oliveira (PSDB) aparece com 0,4% e Pastor José (Mobiliza) com 0,1%. Um expressivo grupo de 38,5% dos eleitores não soube ou preferiu não responder. Outros 6,2% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos ou votariam branco ou nulo.
No cenário da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Sílvio Barros amplia sua vantagem, atingindo 58,6% das intenções de voto, o que, de acordo com o Paraná Pesquisas, garantiria sua vitória no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje. Edson Scabora segue em segundo lugar, com 20%, e Humberto Henrique aparece em terceiro, com 6,5%. Evandro Oliveira tem 1,8% e Pastor José registra 0,8%.
O levantamento também mediu a rejeição dos candidatos. Humberto Henrique é o mais rejeitado, com 34,5%, seguido por Edson Scabora, com 23,8%, e Pastor José, com 18,6%. Sílvio Barros registra 18% de rejeição, enquanto Evandro Oliveira possui o menor índice, com 13,9%. A pesquisa aponta que 15,9% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder sobre rejeição, enquanto 5,9% disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.