(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
No Noroeste, a instabilidade deve se manter ao longo dos próximos dias
Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN
No Noroeste, a instabilidade deve se manter ao longo dos próximos dias Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN

TEMPO E TEMPERATURA

Simepar emite novo alerta de temporais; Paranavaí deve ter chuva e queda de temperatura até o fim de semana

Segundo a meteorologista Ângela Costa, o aumento da instabilidade atmosférica em novembro é característico da estação e tem relação com o fenômeno La Niña

Cibele Chacon

Da redação

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em diversas regiões do Estado nos próximos dias. As condições atmosféricas voltam a ficar instáveis, com risco elevado de tempestades localmente severas — situação que deve se intensificar na sexta-feira (7).

De acordo com o Simepar, a aproximação de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão deve reforçar as chuvas em todo o Paraná, especialmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Norte. Há possibilidade de volumes expressivos de precipitação, rajadas de vento acima de 70 km/h e granizo em pontos isolados.

Os novos alertas vêm após um fim de semana marcado por fortes temporais em várias partes do Estado. As rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina. Houve ainda registro de granizo em municípios como Jandaia do Sul, Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.

Região Noroeste – Na região Noroeste, a instabilidade também deve se manter ao longo dos próximos dias. Segundo a meteorologista Ângela Costa, do Simepar, o mês de novembro é caracterizado pelo aumento das tempestades na região, com ocorrência de granizo e ventos fortes.

Ela explica que a combinação de temperaturas elevadas, alta umidade e a chegada de frentes frias cria o ambiente ideal para a formação de tempestades. O fenômeno La Niña, que está em atuação, também contribui para esse comportamento atmosférico mais instável.

Previsão para o fim de semana em Paranavaí

Para Paranavaí e região, o Simepar prevê pancadas de chuva no sábado (8), com temperaturas variando entre 17 °C e 24 °C. No domingo (9), o tempo deve se estabilizar, com predomínio de sol e temperaturas mais amenas — mínima de 15 °C e máxima de 27 °C.

A orientação do Simepar é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e evite áreas de risco durante as tempestades, especialmente locais com risco de alagamento, queda de árvores ou descargas elétricas.

Compartilhe: