Segundo a meteorologista Ângela Costa, o aumento da instabilidade atmosférica em novembro é característico da estação e tem relação com o fenômeno La Niña
Cibele Chacon
Da redação
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em diversas regiões do Estado nos próximos dias. As condições atmosféricas voltam a ficar instáveis, com risco elevado de tempestades localmente severas — situação que deve se intensificar na sexta-feira (7).
De acordo com o Simepar, a aproximação de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão deve reforçar as chuvas em todo o Paraná, especialmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Norte. Há possibilidade de volumes expressivos de precipitação, rajadas de vento acima de 70 km/h e granizo em pontos isolados.
Os novos alertas vêm após um fim de semana marcado por fortes temporais em várias partes do Estado. As rajadas de vento chegaram a 95 km/h em Cornélio Procópio e 91 km/h em Santo Antônio da Platina. Houve ainda registro de granizo em municípios como Jandaia do Sul, Mandaguari, Cianorte, Mandaguaçu, Entre Rios do Oeste, Planalto e Campo Mourão.
Região Noroeste – Na região Noroeste, a instabilidade também deve se manter ao longo dos próximos dias. Segundo a meteorologista Ângela Costa, do Simepar, o mês de novembro é caracterizado pelo aumento das tempestades na região, com ocorrência de granizo e ventos fortes.
Ela explica que a combinação de temperaturas elevadas, alta umidade e a chegada de frentes frias cria o ambiente ideal para a formação de tempestades. O fenômeno La Niña, que está em atuação, também contribui para esse comportamento atmosférico mais instável.
Previsão para o fim de semana em Paranavaí
Para Paranavaí e região, o Simepar prevê pancadas de chuva no sábado (8), com temperaturas variando entre 17 °C e 24 °C. No domingo (9), o tempo deve se estabilizar, com predomínio de sol e temperaturas mais amenas — mínima de 15 °C e máxima de 27 °C.
A orientação do Simepar é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e evite áreas de risco durante as tempestades, especialmente locais com risco de alagamento, queda de árvores ou descargas elétricas.

































