Quem passou pela rua Getúlio Vargas na manhã desta terça-feira (05), observou um grupo de pagode em frente ao banco Itaú. Para quem passeava pelo centro, um entretenimento gratuito, para os trabalhadores dos bancos, uma forma de chamar a atenção das autoridades.
A manifestação fez parte da Campanha Nacional dos Bancários e Financiários de 2022. Os pedidos foram:
– jornada de 4 dias;
– fim das metas abusivas;
– mais segurança;
– democracia;
– defesa dos bancos públicos;
– mais saúde;
– mais contratações;
– aumento real (inflação do período mais 5%)
– licença maternidade.
Em carta aberta à população eles lembram que “…Quando um bancário ou bancária conquista um reajuste salarial, é dinheiro que sai do cofre do banqueiro para fazer girar a roda da economia. Sem contar que os bancários defendem os bancos públicos, fundamentais para o desenvolvimento do país, cobiçados pelos bancos privados e totalmente desprotegidos nas mãos do governo atual.”
O diretor de Administração e Formação do Sindicato dos Bancários de Paranavaí, Nilton Borges de Carvalho, confirma os pedidos e lembra que há dois anos não fazem a campanha em prol dos bancários, pois foi o assinado no último acordo, em 2020. Nilton lembra ainda que a data-base é somente em setembro, e que a campanha precede o acordo que será assinado no final de agosto.
Um grupo de pagode esteve presente, além da realização de panfletagem e discurso para a população ficar à par de tudo o que estava sendo pedido. O Itaú foi escolhido como palco de forma estratégica, por conta do maior fluxo de pessoas, comentou Nilton, mas representou todos os funcionários da cidade.
Confira carta completa.