(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REPRESENTATIVIDADE

Sindicato Rural de Paranavaí formará Comissão de Mulheres

Adiada por mais de um ano por conta da pandemia da Covid-19, a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí será constituída no próximo mês. A primeira reunião para a organização acontecerá no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9 horas, no Sindicato.

A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Lisiane Rocha Chzech, que é presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, no Centro Sul do Estado, estará em Paranavaí para prestigiar a fundação da comissão, junto com o consultor Claudinei Alves.

“A pandemia atrasou a formação da comissão. Mas acabou sendo até bom, pois a companheira Lisiane estará aqui e ainda teremos convidadas especiais para este evento”, diz o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior. Ele se refere à advogada Célia Zanatta, a primeira mulher a presidir a OAB de Paranavaí e atualmente secretária-geral e da Comissão de Mulheres da Subseção, e a empresária Águida Araújo Sandri Machado, presidente da Aciap Mulher. Ambas já confirmaram presença no evento. “Com esta comissão pretendemos ampliar e fortalecer a participação feminina nas decisões do agronegócio paranaense”, acrescenta.

O presidente diz que a reunião e a participação na Comissão estão abertas às produtoras, esposas e filhas de produtores, e profissionais do campo, incluindo agrônomas, veterinárias e zootecnistas dos municípios de toda a extensão de base do sindicato: Paranavaí, Tamboara, Amaporã, Mirador e Nova Aliança do Ivaí.

 

Ocupar espaços – Há vários anos a Faep vem incentivando às mulheres a ocupar mais no dia a dia da sociedade. O presidente do Sindicato, Pierin Júnior, que fez parte da Diretoria executiva da Federação lembra que as mulheres são a maioria da população brasileira. “No entanto, sua participação nas instâncias superiores de decisão fica muito longe desta proporção. Basta olharmos para o Congresso Nacional, para os comandos dos Estados, municípios e até para o dia a dia nas associações, sindicatos e cooperativas para notar que as mulheres precisam ocupar os espaços de forma mais proporcional”. Para corrigir esta distorção, há mais de dez anos a Faep tem iniciativas para formação de lideranças no campo.

Desde janeiro do ano passado a Comissão Estadual de Mulheres faz parte das instâncias de discussão dos produtores paranaenses. Na ocasião, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, a Comissão foi criada “como um instrumento de fortalecimento à representatividade feminina. Vamos apoiar os grupos de mulheres que já existem nos sindicatos rurais e incentivar a criação de novos. Assim, juntos, vamos criar um movimento para que as nossas produtoras sejam mais respeitadas e valorizadas”.

Compartilhe: