Adiada por mais de um ano por conta da pandemia da Covid-19, a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí será constituída no próximo mês. A primeira reunião para a organização acontecerá no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9 horas, no Sindicato.
A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres e vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Lisiane Rocha Chzech, que é presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, no Centro Sul do Estado, estará em Paranavaí para prestigiar a fundação da comissão, junto com o consultor Claudinei Alves.
“A pandemia atrasou a formação da comissão. Mas acabou sendo até bom, pois a companheira Lisiane estará aqui e ainda teremos convidadas especiais para este evento”, diz o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior. Ele se refere à advogada Célia Zanatta, a primeira mulher a presidir a OAB de Paranavaí e atualmente secretária-geral e da Comissão de Mulheres da Subseção, e a empresária Águida Araújo Sandri Machado, presidente da Aciap Mulher. Ambas já confirmaram presença no evento. “Com esta comissão pretendemos ampliar e fortalecer a participação feminina nas decisões do agronegócio paranaense”, acrescenta.
O presidente diz que a reunião e a participação na Comissão estão abertas às produtoras, esposas e filhas de produtores, e profissionais do campo, incluindo agrônomas, veterinárias e zootecnistas dos municípios de toda a extensão de base do sindicato: Paranavaí, Tamboara, Amaporã, Mirador e Nova Aliança do Ivaí.
Ocupar espaços – Há vários anos a Faep vem incentivando às mulheres a ocupar mais no dia a dia da sociedade. O presidente do Sindicato, Pierin Júnior, que fez parte da Diretoria executiva da Federação lembra que as mulheres são a maioria da população brasileira. “No entanto, sua participação nas instâncias superiores de decisão fica muito longe desta proporção. Basta olharmos para o Congresso Nacional, para os comandos dos Estados, municípios e até para o dia a dia nas associações, sindicatos e cooperativas para notar que as mulheres precisam ocupar os espaços de forma mais proporcional”. Para corrigir esta distorção, há mais de dez anos a Faep tem iniciativas para formação de lideranças no campo.
Desde janeiro do ano passado a Comissão Estadual de Mulheres faz parte das instâncias de discussão dos produtores paranaenses. Na ocasião, o presidente da Faep, Ágide Meneguette, a Comissão foi criada “como um instrumento de fortalecimento à representatividade feminina. Vamos apoiar os grupos de mulheres que já existem nos sindicatos rurais e incentivar a criação de novos. Assim, juntos, vamos criar um movimento para que as nossas produtoras sejam mais respeitadas e valorizadas”.