Nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sindicato Rural de Paranavaí reúne produtoras, esposas e filhas de produtores e profissionais que atuam no campo para criar a Comissão de Mulheres no âmbito da entidade. Vai participar do encontro, a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, Lisiane Rocha Chzech.
No evento, que será realizado no auditório do Sindicato, a partir das 9 horas, estarão participando também a advogada Célia Zanatta, da Comissão de Mulheres da OAB-Paranavaí e a primeira mulher a presidir a Subseção local da Ordem, e a empresária Águida Machado, presidente do Conselho da Mulher Empresária de Paranavaí (Aciap Mulher).
A Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Paranavaí já era para ter sido criada. “Mas a pandemia inviabilizou esta mobilização. Agora não só conseguimos mobilizar, como fazer uma reunião presencial e ter a participação da companheira Lisiane Rocha. Valeu a pena este atraso”, diz o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior.
Segundo ele, a iniciativa pretende ampliar e fortalecer a participação feminina nas decisões do agronegócio paranaense e a reunião é aberta às mulheres dos municípios de toda a extensão de base do sindicato: Paranavaí, Tamboara, Amaporã, Mirador e Nova Aliança do Ivaí.
Desde janeiro do ano passado a Comissão Estadual de Mulheres faz parte das instâncias de discussão dos produtores paranaenses. Na ocasião, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, a Comissão foi criada “como um instrumento de fortalecimento à representatividade feminina. Vamos apoiar os grupos de mulheres que já existem nos sindicatos rurais e incentivar a criação de novos. Assim, juntos, vamos criar um movimento para que as nossas produtoras sejam mais respeitadas e valorizadas”.