(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Sindicatos confirmam permissão para abertura do comércio nesta sexta até 22h

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os sindicatos que representam comerciantes e comerciários de Paranavaí, respectivamente Sivapar e Sindoscom, confirmaram a permissão para abertura em horário especial nesta sexta-feira (11), antevéspera do Dia dos Pais. As lojas do Centro e dos bairros poderão funcionar das 9h às 22h. No sábado (12), o atendimento será das 9h às 17h.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, posteriormente o expediente estendido deste final de semana constará da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do segmento, em fase de elaboração.

A CCT é o acordo formal entre o Sivapar e o Sindoscom e traz uma série de diretrizes para as relações trabalhistas, por exemplo, a remuneração dos funcionários e o calendário comercial.

A pendência na aprovação da CCT levou a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) a emitir uma nota endereçada aos lojistas associados.

O texto diz que “até que a convenção coletiva seja homologada, as empresas terão a flexibilidade de adotar um horário especial de funcionamento que seja conveniente e estratégico, ou seja, podem abrir na sexta-feira (11) até às 22h. No entanto, para fazer isso, as empresas deverão estabelecer um acordo interno entre seus próprios colaboradores”.

A situação traria insegurança jurídica, sugeriu o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli.

O argumento foi contestado pelo presidente do Sivapar, que comparou: a abertura do comércio em horário estendido nos dois primeiros sábados de cada mês, das 9h às 17h, também não está convencionada ainda, mesmo assim as lojas seguem funcionando.

A presidente do Sindoscom (Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí), Leila Aguiar, reforçou que não haverá prejuízos para lojistas e trabalhadores que optarem pelo funcionamento nesta sexta-feira até as 22h, não sendo necessário fazer acordos individuais.

CCT – A validade da Convenção Coletiva de Trabalho vai de 1º de junho de um ano até 31 de maio do período seguinte. O documento para o período atual ainda não foi assinado, mas a expectativa é que seja oficializado ainda este mês.

A assembleia dos trabalhadores ocorreu no dia 1º de maio, ocasião em que a categoria elaborou o rol de propostas, apresentado na sequência para a classe patronal. Desde então o Sindoscom aguarda o posicionamento do sindicato dos lojistas.

O presidente do Sivapar informou que a demora para firmar o acordo coletivo se deve à decisão de desmembrar as cláusulas em diferentes convenções, tratando separadamente do comércio de rua, do setor supermercadista e de shoppings e galerias. Até agora os três segmentos dividiam a mesma CCT.

Compartilhe: