Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN

COMÉRCIO

Sindicatos devem iniciar negociações para acordo coletivo na próxima semana

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

As negociações entre os sindicatos que representam patrões e empregados do comércio de Paranavaí devem começar na próxima semana. Em nome das respectivas categorias, os presidentes Edivaldo Cavalcante (Sivapar) e Leila Vanda Aguiar (Sindoscom) definirão o calendário comercial, o índice de reajuste salarial e outras regras trabalhistas. Ontem (14), os lojistas se reuniram para votar as propostas que serão levadas à classe laboral.

Para a Copa do Mundo de Futebol, os lojistas sugerem jornada diferenciada nos dias de jogo da seleção brasileira: abertura das 8h às 15h em 24 de novembro, das 8h às 12h30 em 28 de novembro e das 8h às 15h em 2 de dezembro. A forma de compensação das horas não trabalhadas será discutida entre os dois sindicatos.

Também consta no calendário proposto pelo Sivapar o expediente de dezembro, com a chegada do Papai Noel no dia 9 (sexta-feira) e carga de trabalho estendida a partir do dia 12 (segunda-feira), das 9h às 22h.

A indicação traz algumas mudanças em relação aos cronogramas anteriores. Por causa do período de férias e da queda no volume de vendas, os dois primeiros sábados de janeiro não teriam abertura do comércio até 17h, como é costume, mas até 13h. A prática seria retomada em fevereiro.

Constam igualmente sugestões para a realização de promoções e feiras de queima de estoque, por exemplo, Big Bang e Black Friday.

Sobre o reajuste salarial, o presidente do Sivapar informou que os lojistas definiram 11,92%, valor equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses. A aplicação terá efeito retroativo a 1º de junho.

As propostas do Sindoscom foram elaboradas no dia 1º de maio, data da assembleia geral da classe de trabalhadores do comércio.

Compartilhe: