REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As negociações entre os sindicatos que representam patrões e empregados do comércio de Paranavaí devem começar na próxima semana. Em nome das respectivas categorias, os presidentes Edivaldo Cavalcante (Sivapar) e Leila Vanda Aguiar (Sindoscom) definirão o calendário comercial, o índice de reajuste salarial e outras regras trabalhistas. Ontem (14), os lojistas se reuniram para votar as propostas que serão levadas à classe laboral.
Para a Copa do Mundo de Futebol, os lojistas sugerem jornada diferenciada nos dias de jogo da seleção brasileira: abertura das 8h às 15h em 24 de novembro, das 8h às 12h30 em 28 de novembro e das 8h às 15h em 2 de dezembro. A forma de compensação das horas não trabalhadas será discutida entre os dois sindicatos.
Também consta no calendário proposto pelo Sivapar o expediente de dezembro, com a chegada do Papai Noel no dia 9 (sexta-feira) e carga de trabalho estendida a partir do dia 12 (segunda-feira), das 9h às 22h.
A indicação traz algumas mudanças em relação aos cronogramas anteriores. Por causa do período de férias e da queda no volume de vendas, os dois primeiros sábados de janeiro não teriam abertura do comércio até 17h, como é costume, mas até 13h. A prática seria retomada em fevereiro.
Constam igualmente sugestões para a realização de promoções e feiras de queima de estoque, por exemplo, Big Bang e Black Friday.
Sobre o reajuste salarial, o presidente do Sivapar informou que os lojistas definiram 11,92%, valor equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses. A aplicação terá efeito retroativo a 1º de junho.
As propostas do Sindoscom foram elaboradas no dia 1º de maio, data da assembleia geral da classe de trabalhadores do comércio.