Pagamento do índice deve ser feito retroativo a 1º de junho, sendo válido também para os próximos vencimentos até maio de 2025, inclusive o 13º
REINALDO SILVA
Da Redação
Levou meses até que os sindicatos que representam patrões e empregados do comércio de Paranavaí e região assinassem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Desde junho deste ano, Sivapar e Sindoscom negociavam as regras para as relações entre as duas categorias, tendo assinado o acordo há aproximadamente 20 dias. Agora, a validação do documento depende do Ministério do Trabalho e Emprego.
A demora para o aval do governo federal gerou preocupação entre comerciantes e comerciários. Como proceder? A orientação das entidades sindicais é aplicar o reajuste salarial de 4,80%, com efeito retroativo a 1º de junho. O índice vale também para os próximos vencimentos até maio de 2025, inclusive o 13º salário.
Os presidentes Edivaldo Cavalcante (Sivapar) e Leila Aguiar (Sindoscom) informaram que os termos da CCT já estão definidos, portanto é seguro fazer o pagamento, não havendo qualquer risco de mudança no valor.
Com o índice de 4,80%, o piso dos trabalhadores do comércio passa de R$ 1.836,28 para R$ 1.924,42.
CALENDÁRIO – A CCT, ora em análise no Ministério do Trabalho e Emprego, também estabelece o calendário comercial, com dias e horários de funcionamento das lojas do Centro e dos bairros.
A lista de feriados sem abertura do comércio varejista inclui 7 de setembro, 12 de outubro e 2 e 20 novembro. Os próximos serão 25 de dezembro (Natal), 1º de janeiro (Confraternização Universal), 20 de janeiro (Dia de São Sebastião, padroeiro de Paranavaí), 18 de abril (Sexta-Feira Santa), 21 de abril (Dia de Tiradentes) e 1º de maio (Dia do Trabalhador).