REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Celebrado em 1º de maio, o Dia do Trabalho é feriado nacional. Tradicionalmente, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí e Região (Sindoscom) aproveita a data comemorativa para promover a assembleia da categoria e definir o rol de reivindicações que será apresentado à classe patronal.
Este ano, a reunião será no Clube do Professor do Noroeste, na Rua General João Batista Lopes, 320, Jardim Guanabara, próximo ao 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí. O início está previsto para as 10h.
Entre os tópicos a serem discutidos pelos funcionários estão o reajuste salarial, o calendário de funcionamento do comércio e a remuneração em domingos e feriados, só para citar alguns exemplos.
De acordo com a presidente do Sindoscom, Leila Aguiar, assim que a lista de propostas estiver concluída, será levada ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar), Edivaldo Cavalcante, dando início às negociações.
O acordo formal entre as duas entidades sindicais resulta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que determina os direitos e os deveres de patrões e empregados no comércio. A CCT 2023/24 tem validade até 31 de maio.