MONIQUE MANGANARO
Da Redação
O fim da semana será marcado por uma rápida mudança no tempo no Noroeste. As condições de estabilidade atmosférica que têm predominado na região vão dar lugar ao clima instável a partir desta sexta-feira (9), conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
De acordo com o instituto meteorológico, a mudança ocorre após a formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai. “As instabilidades aumentam no estado do Paraná de forma mais generalizada, atingindo também porções do Centro e Norte do Estado, em especial no turno da tarde, que é o período de maior aquecimento”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Há chance de chuva em alguns setores do estado ainda nesta quinta-feira (8). No Noroeste, contudo, o tempo segue firme, com sol aparecendo entre poucas nuvens. Em Paranavaí, as temperaturas devem variar entre 22°C e 33°C.
A instabilidade ganha força na sexta-feira, quando atinge totalmente a região. “Temporais localizados não estão descartados e chuvas pontualmente intensas são esperadas em todas as regiões”, alerta o meteorologista.
A previsão é que o dia em Paranavaí fique parcialmente nublado, com pancadas de chuva em alguns momentos. O acumulado esperado é de nove milímetros, segundo o Simepar. As temperaturas se mantêm elevadas, variando entre 23°C e 32°C no município.
O tempo instável permanece ao longo do fim de semana. No sábado (10) e no domingo (11), os volumes de chuva prometem ser mais expressivos, com aproximadamente 17 milímetros de precipitação em cada um dos dias.
Devido à chuva, as máximas terão leve declínio, prevê o Simepar. Em Paranavaí, o sábado começa com 23°C e a máxima pode chegar aos 31°C. No domingo, a mínima será de 22°C e a máxima não deve passar dos 29°C.



