O Sistema Faep vai lançar o programa “Movido pelo Agro” no Paraná, iniciativa que incentiva o consumo de etanol, combustível sustentável produzido pelo setor agropecuário e que contribui para redução da emissão de gases do efeito estufa. O evento de adesão ao programa está marcado para esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A partir desta data, a frota de 52 veículos do Sistema Faep passa a ser abastecida exclusivamente com álcool, considerado uma fonte de energia renovável, diferentemente da gasolina, um combustível fóssil.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Segundo a Agência Internacional de Energia, em comparação com a gasolina, o etanol reduz em 89% a emissão de gases do efeito estufa, como gás carbônico (CO2), o metano e óxido nitroso. Além disso, por ter maior octanagem em relação à gasolina, o etanol melhora o desempenho do motor, por ser mais resistente à detonação. Por isso, o motor dos carros a álcool, em razão do combustível, se tornam 2% mais potentes.
“É um movimento natural, pois somos uma entidade que representa o produtor rural. Não há por que utilizar um combustível fóssil, como a gasolina, se temos uma alternativa produzida pelo agro com uma série de vantagens, sobretudo em relação ao meio ambiente”, destaca o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette. “Todos os nossos veículos serão abastecidos única e exclusivamente com etanol. É uma forma de darmos o exemplo e estimularmos o uso desse combustível verde”, complementa.
A frota do Sistema Faep foi adesivada com a logomarca do “Movido pelo Agro”, para explicitar à comunidade a adesão ao programa. Além disso, haverá uma ação interna, voltada aos colaboradores da entidade. Os funcionários do Sistema Faep podem se unir à campanha, colando adesivos na tampa de combustível de seus carros particulares. Além disso, mensalmente, o Sistema Faep vai sortear 10 vales-abastecimento aos colaboradores que aderirem ao “Movido pelo Agro”.
No Brasil, o álcool é produzido, principalmente, a partir da cana-de-açúcar e do milho, dois dos principais produtos da agricultura paranaense. “Por isso, estimular o etanol é apoiar o agro”, resume Meneguette.