(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMÉRCIO DE PARANAVAÍ

Sivapar convoca lojistas para assembleia geral na próxima semana

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Na próxima semana, o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) promoverá a assembleia geral para tratar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Entre os assuntos a serem discutidos, o reajuste salarial dos funcionários e o cronograma com datas e horários de abertura das lojas.

Conforme edital publicado na edição desta quinta-feira (7) do Diário do Noroeste, a reunião será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), a partir das 8h30. Assina o edital o presidente Edivaldo Cavalcante.

O texto destaca uma especificidade deste ano, a Copa do Mundo de Futebol. Normalmente, em dias de jogo da Seleção Brasileira, parte dos estabelecimentos comerciais funciona em horário diferenciado, com a dispensa dos trabalhadores durante a partida.

Os termos definidos durante a assembleia do Sivapar serão levados para a mesa de negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom). Definirão, então, as regras para as relações trabalhistas.

No dia 1º de maio, os trabalhadores organizaram assembleia e elencaram as reivindicações da categoria. De acordo com a presidente do Sindoscom, Leila Vanda Aguiar, falta acertar alguns detalhes e definir o pedido de reajuste.

Para ter uma ideia, a CCT de 2021/22 estabeleceu 9% de reajuste salarial, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A expectativa é que o documento válido para o período de 2022/23 também seja equiparado ao INPC, que em junho ficou em 11,90%.

Desde o dia 1º de junho, o comércio de Paranavaí funciona sem as diretrizes da Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo a presidente do Sindoscom, normalmente são mantidas as regras vigentes no acordo anterior. Casos extraordinários, como jornadas laborais diferenciadas, devem ser informados aos sindicatos.

Líderes sindicais definirão as regras para as relações trabalhistas entre comerciantes e trabalhadores
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: