O agroindustrial Gilberto Pratinha disse nesta sexta-feira (25) que a homenagem recebida por ele na semana anterior não é só mérito dele. “Só fui buscar a placa, só fui portador da homenagem. Mas o mérito é de todos que nos ajudaram desde 1988, quando meu irmão Toninho (José Antônio Pratinha) esteve aqui para ajudar a montar um viveiro para a Seab (Secretaria Estadual de Agricultura). Desde então, muitas pessoas contribuíram. Tivemos o apoio da família e de muitas outras pessoas, que não vou citar nomes para não correr o risco de esquecer de alguém e cometer esta injustiça. Muitos estão conosco até hoje, no viveiro, na indústria ou nos pomares. Ninguém faz nada sozinho”, afirma o homenageado.
A homenagem foi da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) e a entrega aconteceu durante o Jantar do Empresário na sexta-feira, dia 18, no salão de festa da SPDC. O evento reuniu cerca de 400 convidados, entre autoridades, lideranças, empresários, profissionais liberais, amigos e familiares do homenageado.
Os presidentes da ACIAP, Rafael Cargnin Filho, e do Conselho Deliberativo da entidade, Maurício Gehlen, fizeram a entrega da Comenda (diploma, placa, moeda e botom) ao condecorado.
De acordo com a ACIAP, a homenagem deve-se à contribuição do agroindustrial para o fortalecimento econômico da cidade, através da implantação da citricultura comercial, contribuindo para a diversificação agrícola. Inicialmente através de um viveiro e depois com a implantação dos pomares. Junto com o irmão Antônio e o primo Paulo Pratinha Alves, os pomares foram ampliados, o viveiro modernizado e a família ainda investiu no processamento da laranja, inicialmente produzindo suco concentrado e depois o integral, com a marca Prat’s, conhecida em todo o país.
A importância de Gilberto, o primeiro a transferir residência para Paranavaí, e de sua família foi destacada nos pronunciamentos de Cargnin, do vice-prefeito Pedro Baraldi e do presidente da Câmara Municipal, vereador Leônidas Fávero. Eles foram unânimes em reconhecer a importância do grupo empresarial familiar que se formou, especialmente da indústria de sucos.
“Todos nós aqui temos um grande orgulho de estar na cidade que abriga a Prat’s, orgulho que se renova e cresce quando em nossas viagens a outros estados nos oferecem o suco Prat’s. Estufamos o peito para dizer: ‘é da minha cidade’”, disse o presidente da ACIAP.
O vereador Leônidas enfatizou que o homenageado é “exemplo de sucesso”. Segundo ele, “quem conhece o Gilberto sabe da sua história, do exemplo que é. Ele comprova que o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário, porque, na vida, tem que trabalhar muito, quem conhece o Gilberto sabe do seu trabalho”.
Baraldi destacou a simplicidade de Pratinha e sua trajetória de trabalho. Enfatizou que o grupo empresarial (pomares, viveiro e indústria de sucos) emprega cerca de 1.800 pessoas. “Depois da prefeitura municipal talvez seja a empresa que mais gera emprego na cidade. Realmente é de enaltecer o trabalho dessa família, parabenizar atitude da diretoria da Associação Comercial de homenagear a figura do Gilberto Pratinha”, disse ele.
Por sua vez, o homenageado reforçou que o mérito pela comenda é de toda a equipe de trabalho. “Eu faço parte desta equipe. É a estrutura de trabalho que faz a coisa acontecer”, disse. Ele agradeceu os produtores de citros, “grandes parceiros”, os prefeitos e vereadores que apoiaram as iniciativas do grupo desde 1990 e a família, que “ajudou, torceu, vibrou com as vitórias e sofreu junto conosco nos momentos mais difíceis”.
No seu pronunciamento durante a solenidade, lido pela esposa Bruna, Gilberto agradeceu a cidade e a sua população, que “recebeu a mim e minha família de braços abertos”. Manifestou sua gratidão aos familiares – mãe, irmãos, esposa, filhos, primo, tio, cunhadas sobrinhos – e aos colaboradores. “Não sei se mereço, mas sinto-me lisonjeado e emocionado com a homenagem. Mas seria injusto se não dividisse os méritos com meus familiares, amigos e os grandes companheiros dos pomares, viveiro e da Prat’s”.
Finalizou agradecendo a ACIAP pela homenagem, e entidades como a Associação dos Citricultores do Paraná (ACIPAR), e Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, “que tive a honra de presidir graças à confiança de meus pares”, e o Sindicato Rural de Paranavaí, entidade da qual é vice-presidente desde 2018. “Termino rogando a Deus que abençoe esta cidade, os diretores e associados da ACIAP que tão gentil e generosamente me concederam esta honraria. Repito, não sei se mereço, mas se tem méritos é de toda grande equipe, que prefiro chamar de uma grande família”, arrematou.
De uma fabriqueta despretensiosa à grande indústria de sucos Prat’s
Foi em Maringá, em 2011, que nasceu a então modesta indústria de suco Prat’s. No começo seria uma atividade paralela ao viveiro e ao pomar que seria tocada pelas filhas de Gilberto. A fábrica foi instalada num prédio de 200 m² e os equipamentos apenas espremiam e envazavam o suco. O prazo de validade era de três dias, já que ainda não era pasteurizado.
Inicialmente a empresa contava com sete funcionários na produção e um responsável pelas vendas e o suco era envasado em garrafas de 330 ml e 1 litro.
Vendo a viabilidade do negócio, um ano depois a indústria foi transferida para Paranavaí e o suco passou a ser pasteurizado, ampliando a validade para 21 dias.
Em 2017, a indústria modernizou seu sistema e passou a fazer o envase através de linhas assépticas, um método que aumenta para 90 dias a validade do suco integral (NFC).
Com o prazo de validade mais amplo, o Suco Prat’s está presente hoje em 19 estados brasileiros, através de suas 84 distribuidoras. Atualmente 95% da produção fica no mercado interno e 5% no externo.
A empresa está passando, desde 2019, por uma grande ampliação com a instalação de mais duas linhas assépticas. Estes trabalhos deverão estar concluídos em 2023. Em 2024, 40% do suco produzido será exportado.
Ano que vem, a indústria terá capacidade de processar 14 milhões de caixas/ano, produzindo 200 milhões de litros de suco integral (NFC).
Hoje a indústria tem 45 mil m² de construção e está instalada numa área de 7.300 hectares. O suco é produzido em 19 estados através de 84 distribuidoras, a indústria emprega diretamente 340 colaboradores mais 80 na administração.
A Prat’s está entre as três maiores empresas de Paranavaí. O grupo é responsável por cerca de 18% do PIB Municipal. Em 2025 representará aproximadamente 25%.
Pomares do grupo somam 4 milhões de pés de laranja – Logo após implantar o primeiro viveiro de mudas particular de citros em Paranavaí, Gilberto Pratinha e o irmão Toninho perceberam que a região tinha potencial para a cultura de laranja. Os irmãos então fizeram o primeiro contrato de arrendamento de terras para plantio de citros e implantaram um pomar com 19 mil pés de laranja numa área de 20 alqueires, na Fazenda Arara.
Na sequência o tio Antônio Moreira Alves se encantou com a região e entrou como sócio dos sobrinhos. Dois anos depois, enviou o filho Paulo para representá-lo na sociedade.
Hoje os pomares ocupam uma área de 7.300 hectares, que acomodam quatro milhões de pés de laranja, que fornecem 75% da matéria-prima para a indústria.
Os pomares estão localizados em terras próprias e arrendadas. As fazendas geram em torno de 1.500 vagas de trabalho.
Podium Alimentos e Sicoob Homenagearam Gilberto
Ainda durante o jantar, mas depois da cerimônia oficial da ACIAP, Gilberto Pratinha recebeu outras duas homenagens. Uma foi da cooperativa de Crédito Sicoob, que entregou uma placa cumprimentando o agroindustrial. A placa foi entregue pelo diretor-presidente Ideval Luiz Curioni e pelo conselheiro Rafael Cargnin filho, presidente da ACIAP
Por sua vez, a Podium Alimentos, também uma agroindústria, representada pelos seus diretores Ivo Pierin Júnior e Maurício Gehlen, entregou uma placa de cumprimentos ao homenageado.
O Sindicato Rural de Paranavaí, pelo seu presidente Ivo Pierin Júnior, publicou na imprensa local, mensagem de cumprimentos ao homenageado.