Por Igor Mateus Lima
No último domingo (24) aconteceu mais uma etapa da Copa Noroeste de Kart, que neste fim de semana contou com a parceria dos Jogos de Aventura e Natureza, evento esportivo organizado pelo Governo do Paraná. 30 pilotos competiram – em cinco categorias – sob forte calor no Kartódromo do Clube Campestre, em Paranavaí, Noroeste do Estado. A temperatura na Cidade Poesia alcançou os 38ºC às 15h – a maior temperatura da história do Município, segundo o Simepar.
O bicampeão de Fórmula Truck, Osvado Drugovich Junior, chegou em primeiro lugar da categoria sênior, mas acabou levando uma punição e perdeu uma posição. “É muito difícil ter movimentação de público em provas de kart. Mas hoje, aqui em Paranavaí, estou surpreso com a quantidade de pessoas que passaram durante os treinos livres no sábado e na corrida deste domingo. Com certeza esse apoio do Estado, por meio dos Jogos de Aventura e Natureza, acaba incentivando o pessoal a vir até as competições”, declarou Drugovich, que há 25 anos participa de provas do automobilismo.
Além dos títulos na Fórmula Truck (1997 e 1998), ele também é conhecido nas provas por onde passa por ser tio do piloto brasileiro da Fórmula 1, Felipe Drugovich. “Meu sobrinho é piloto reserva da Aston Martin e estamos na expectativa de que em 2024 ele seja efetivado como piloto titular da categoria”, afirmou.
De acordo com o cronograma da competição, as corridas começariam às 13h e terminariam às 16h50. Mas a direção de prova encurtou o tempo antecipando algumas corridas. A prova terminou por volta das 15h30.
“A corrida foi muito difícil, dependia muito do corpo, pois estava muito quente. Mas graças a Deus deu tudo certo e saímos com a vitória”, disse Enzo Camargo de apenas 16 anos. Ele veio de Maringá para a disputa e ganhou na categoria até 175 quilos (piloto e carro).
“Participei da tomada de tempo e fiz a pole. Saindo na frente, consegui abrir uma vantagem considerada em relação ao segundo colocado e no final da prova apenas administrei essa diferença”, disse outro piloto de Maringá, Mauricio Totoli, que venceu na categoria super.
Pratas da casa, Wagner Carvalho e Valdenir Santa Rosa não venceram em suas categorias. “Hoje eu tive um problema na palheta do motor e a tomada de tempo não foi boa, tive que sair em último, mas, mesmo assim, ainda consegui ultrapassar alguns carros e chegar na quinta colocação”, disse Carvalho.
“Fiquei em segundo lugar, estou feliz pelo resultado e também por toda essa estrutura que os Jogos de Aventura e Natureza proporcionou neste fim de semana aqui em Paranavaí”, terminou Santa Rosa.
COORDENADOR DO ESPORTE A MOTOR
O Coordenador do Esporte a Motor, Eduardo Saçaki, que esteve na equipe de organização do evento, disse que ficou encantado com a cidade e com os moradores. “Eu encontrei com muitas pessoas extremamente educadas em Paranavaí. Muita gente da cultura japonesa também, me senti no Japão. Foi uma tarde de treinos incrível aqui, com vários esportistas sendo contemplados com os Jogos de Aventura e Natureza. Um presente para mim e para toda a comunidade de Paranavaí”, afirmou.
Os Jogos de Aventura e Natureza são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, além da colaboração das prefeituras municipais e das federações esportivas de cada modalidade.
Confira as colocações das corridas:
Categoria senior
1º Douglas
2º Osvaldo Drugovich Junior
3º Luciano
4º Jurandir
5º Baiano Volnei
Categoria graduados
1º Vitor Zani
2º Gabriel Monteiro
3º Gustavinho
4º Johnny
5º Pedro
Categoria F400 – 195kg
1º Guilherme
2º Eder
3º Pedro
4º Kejo
5º Jaba
Categoria F400 – 175kg
1º Enzo Camargo
2º Humberto
3º Alberto
4º Mario
5º Jaba
Categoria super
1º Mauricio Totoli
2º Valdenir Santa Rosa
3º Álvaro
4º Mario
5º Jaba