A Sociedade Rural do Noroeste do Paraná deu início ao desenvolvimento de um ambicioso plano diretor que visa projetar o futuro do Parque de Exposições de Paranavaí como um dos principais polos de eventos da região Sul do Brasil. Este plano prospectivo, com horizonte de 30 anos, busca consolidar o espaço como um centro de excelência no setor, alinhado às tendências econômicas e às necessidades regionais.
“Há algum tempo eu vinha acompanhando as diretorias da sociedade rural e sempre vi a necessidade de implantação de um plano diretor que desse direcionamento ao complexo do parque de exposições, para que pudesse abrigar com conforto e funcionalidade necessários os eventos já tradicionais, a exemplo da Expoparanavaí, a FIMAN (Feira Internacional da Mandioca), o Motofest e o Éffeta, além dos que estão por vir.”, pontua Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná.
Paranavaí uma cidade historicamente ligada ao agronegócio, vem se destacando nos últimos anos pela sua capacidade de atrair grandes eventos na área da tecnologia, negócios e turismo. Esses eventos não só movimentam a economia local, mas também colocam a cidade em evidência no cenário nacional. Com uma localização estratégica no Noroeste do Paraná, a cidade é um ponto de confluência para visitantes de diversas regiões do Brasil, especialmente durante eventos de grande porte.
A economia de Paranavaí é fortemente ancorada no agronegócio, como exemplo a ExpoParanavaí, um dos maiores eventos agropecuários do estado, atraindo milhares de visitantes anualmente. Esse fluxo de pessoas impulsiona setores como hotelaria, restaurantes, comércio e serviços, gerando emprego e renda para a população local. Nesse contexto, o Plano Diretor da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná busca potencializar esses efeitos positivos, projetando um crescimento sustentável e ordenado. Para orquestrar como será o Plano Diretor, uma equipe especializada fará um estudo socioeconômico da região, direcionando a construção do documento.
O Plano Diretor proposto pela Sociedade Rural do Noroeste do Paraná visa transformar o Parque de Exposições de Paranavaí em um complexo multifuncional, capaz de abrigar não apenas feiras e exposições agropecuárias, mas também eventos culturais, esportivos e corporativos. A ideia é de melhorias na infraestrutura existente, modernizando os espaços e criando novas áreas que atendam às demandas de um público diversificado e exigente.
Entre as ações previstas, destacam-se a modernização e ampliação da infraestrutura, extensão do calendário de eventos, parcerias estratégicas, sustentabilidade e responsabilidade social. A implementação deste plano diretor promete trazer impactos significativos para Paranavaí e região. Além de fortalecer o agronegócio e turismo de eventos, a cidade deverá se tornar um exemplo de desenvolvimento sustentável, integrando tradição e modernidade. O fortalecimento da economia local, aliado à preservação dos valores culturais e ambientais, poderá colocar Paranavaí em um novo patamar, atraindo investimentos e consolidando seu papel como um dos principais polos de desenvolvimento do Paraná. Para Mario Helio Filho “Nossa cidade e região passam por um período de transformação em que cada vez mais haverá a necessidade de um complexo moderno e futurista que atenda as demandas da cidade e região. Paranavaí tem um enorme potencial econômico, é polo de uma grande e promissora região e temos que estar preparados para futuros desafios.”