REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) enviou ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando a inclusão de Paranavaí na lista de municípios com autorização para implantar o curso de Medicina.
O documento cita a Portaria 650, de 5 de abril de 2023, que dispõe sobre a política de chamamento público para instituições de educação privada e a reabertura do protocolo de pedidos de aumento de vagas no sistema federal de ensino superior.
A entidade destaca que Paranavaí cumpre todos os requisitos exigidos pela legislação para a implantação do curso de Medicina, apontando características das duas unidades da Santa Casa, hospital que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de toda a Região Noroeste.
“Nossa área de abrangência ultrapassa 290.000 habitantes, o número de leitos chega a 288 (em funcionamento pleno, 218, sendo que 70 já estão prontos, carecendo de recursos financeiros para funcionamento)”, informa o ofício.
De acordo com o documento enviado ao MEC pela Socipar, a Santa Casa na região central dispõe de 108 leitos na enfermaria geral, 16 na pediatria, 22 na maternidade, 12 na ala neonatal e 22 na UTI. No Jardim Morumbi, são 38 leitos em funcionamento, todos para cirurgias eletivas.
Além disso, “a Santa Casa de Paranavaí, fundada em 1957 (com 66 anos de plena atividade – uma anciã com vitalidade e muito forte), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e beneficente de assistência social e de saúde, iniciou em 2013 o curso de Residência Médica, com oito turmas já tendo formado 78 especialistas nas áreas de Oftalmologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, e pré-requisito em Cirurgia Básica”.
O ofício termina com a Socipar reforçando que Paranavaí está em condições adequadas para receber o aguardado curso de graduação e manter a fiscalização rígida, com vistas à eficácia.
Em anos anteriores as tentativas foram frustradas, mas o diretor-tesoureiro da Socipar, Edilson Avelar, disse que está confiante que desta vez a cidade de Paranavaí seja contemplada com o curso de Medicina. “Esperamos que o MEC capacite a cidade e que instituições mantenedoras se interessem em aqui instalar este que será um grande salto em desenvolvimento educacional e em saúde do Noroeste.”