Você já deve ter escutado falar em um termo muito utilizado atualmente quando se fala em empregabilidade: Soft Skills. Mas o que são as Soft Skills? As Soft skills, diferente das Hard Skills que estão relacionadas às habilidades e competências técnicas, referem-se a traços de personalidade e habilidades interpessoais que influenciam na forma como uma pessoa é capaz de trabalhar ou interagir com outras pessoas. E porque essa competência é considerada tão importante nos dias de hoje? Podemos começar destacando que as pessoas são consideradas um dos principais recursos produtivos dentro das organizações, pois são as pessoas que executam, que pensam, que criam, que inovam e que precisam se relacionar o tempo todo com outras pessoas para juntos gerarem valor ao negócio. Bons relacionamentos e um clima organizacional favorável, são fundamentais para o aumento da produtividade.
Quando se fala em habilidades interpessoais, salta aos olhos a Inteligência Emocional, considerada uma das mais importantes habilidades exigidas no mundo do trabalho segundo o relatório “O Futuro do Trabalho” (2020), do Fórum Econômico Mundial. A capacidade de reconhecer e entender suas próprias emoções é uma das mais importantes características da inteligência emocional, o que envolve estar ciente do efeito de suas ações, humores e emoções em outras pessoas. Ter inteligência emocional é reconhecer vários aspectos de seus sentimentos e emoções e dedicar um tempo para trabalhar elementos como autoconsciência, motivação, empatia e habilidades sociais.
Muitos são os benefícios para a empresa que possui um clima favorável e colaboradores ricos em Soft Skills: melhor trabalho em equipe, maior satisfação, clima agradável, maior dedicação, menor rotatividade, melhoria na comunicação e consequentemente maior produtividade, o que gera mais retorno financeiro para a empresa. E para você que é profissional, fica a dica: Desenvolva suas habilidades de relacionamento, elas podem te posicionar melhor no mercado de trabalho.