REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) estará aberta para visitação nesta terça-feira (7) das 13h às 17h. Será oportunidade para conhecer as instalações da entidade e participar da feira de adoção de cães e gatos. Atualmente, o abrigo reúne pelo menos 30 filhotes e mais de 200 adultos, mas tem capacidade para menos da metade dessa população. Interessados em levar um animal para casa devem apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço residencial. Outra exigência é ter mais de 18 anos de idade.
Presidente da Spap, Egleia Eredia informa que a estrutura física está sendo reformada e receberá obras de ampliação. O objetivo é transformar o atual ambulatório em uma sala de consultas e construir um novo espaço para os procedimentos cirúrgicos. Para dar seguimento aos investimentos, ela pede ajuda da comunidade. Qualquer pessoa pode fazer a contribuição em dinheiro, através de transferência via Pix (44 991161149), independentemente do valor.
Um levantamento apresentado recentemente por Egleia Eredia mostrou que, somente de janeiro a julho deste ano, a Spap acolheu 740 animais encaminhados pela equipe da Vigilância em Saúde, pela Guarda Municipal ou pelos próprios moradores. Desse total, que inclui gatos e cachorros, 221 foram adotados. No mesmo período, a entidade garantiu a castração de 658 animais gratuitamente ou com valor reduzido.
A Spap fica na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, sem número, na saída de Paranavaí rumo ao Distrito de Graciosa. Para facilitar a identificação: fica após o trevo, no lado esquerdo da pista.
Projeto de lei – Os vereadores de Paranavaí deverão votar, nesta quarta-feira (8), em primeiro turno, o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. A proposição é do Poder Executivo e tem como objetivo incluir no calendário de eventos campanhas de conscientização sobre direitos, adoção responsável e cuidados com a saúde. Entre as ações descritas no texto está a realização de palestras educativas nas escolas.
O projeto de lei especifica alguns temas a serem debatidos com a comunidade paranavaiense durante a primeira semana de outubro: prevenção e transmissão de doenças, epidemiologia, patogenia e vacinação. Também cita a importância do controle reprodutivo da população de cães e gatos.
Consta ainda na proposição do Poder Executivo a instituição do Dia Municipal dos Protetores dos Animais, em 4 de outubro. A data será uma homenagem a organizações da sociedade civil organizada e a pessoas engajadas nas causas animais e que atuam de maneira independente.