REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Acolhimento, abrigo, alimentação, cuidados veterinários e medicação. Sempre que um animal chega, a equipe dá toda a assistência necessária para restabelecer a saúde e garantir que esteja em condições para a adoção. A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) reúne aproximadamente 250 cães e gatos, filhotes e adultos, e depende de repasses do poder público e da ajuda da comunidade para cobrir todas as despesas.
Agora a Spap recorre mais uma vez ao apoio da população para promover a venda de roupas, calçados e acessórios femininos a fim de angariar recursos financeiros para reformas na estrutura física do imóvel. Quem conta mais detalhes sobre a ação é a presidente Egleia Erédia.
“Começamos a fazer a arrecadação. Quando reunirmos quantidade suficiente de peças, faremos o bazar. Posso dizer que será em breve.” É importante que estejam em boas condições de uso. Houve ocasiões em que a Spap recebeu 20 mil itens, mas menos da metade foi colocada à venda justamente por causa do mau estado de conservação. “Precisamos que sejam selecionadas”, reforça a presidente. É claro que, à medida que as doações chegam, passam por uma triagem e vão sendo armazenadas até o dia do bazar.
Por enquanto há três pontos de arrecadação: Spap, Clínica Veterinária São Francisco e Escola de Idiomas Influx. Outras empresas e entidades podem participar, basta entrar em contato com Egleia Erédia pelo telefone (44) 99807-4650.
A presidente da Spap afirma que o espaço é suficiente para abrigar todos os animais, porém o prédio é antigo e requer reparos, por exemplo, algumas paredes dos canis estão quebradas. Ao longo dos últimos anos, a participação da comunidade permitiu revitalizar o sistema de saneamento e ampliar as instalações com a construção de alguns canis. Já a verba destinada à Spap pela Prefeitura de Paranavaí é aplicada na compra de alimentos e medicação, nos itens de custeio e na folha de pagamento.
Adoção – Em 2022 a Spap registrou 380 adoções, mas o número poderia ser maior. Grande parte dos animais consegue lares definitivos durante as feiras promovidas ao longo do ano. É importante que as pessoas assumam o compromisso de oferecer todos os cuidados de que os animais precisam: espaço adequado, alimentação, assistência veterinária e atenção.
As imagens que ilustram esta matéria trazem filhotes de gatos disponíveis para a adoção responsável. Cabe destacar que todos os animais saem da Spap em boas condições de saúde e castrados.