REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Oscar chegou pomposo. Banho tomado, pelos aparados e uma gravatinha vermelha no pescoço. Posou para a foto e tudo. Recebeu afagos da equipe da Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) e logo depois foi levado para o canil.
Ele divide espaço com aproximadamente 250 cães e gatos, a maioria retirada das ruas ou resgatada de situações de maus tratos e negligência. Chegam diariamente pelas mãos das servidoras do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Paranavaí ou dos guardas municipais. De 2021 até junho deste ano, foram mais de 2.100 bichinhos.
Os esforços para manter o ambiente limpo e organizado são grandes. Ao todo, a Spap conta com oito funcionários que se dividem em turnos e funções diferentes. São responsáveis pelos cuidados de canis e gatis individuais e comunitários, estrutura ainda insuficiente para atender toda a demanda.
A ampliação exige investimentos e a diretoria da Spap recorre à comunidade. “A melhor maneira de ajudar é a doação via Pix”, diz a presidente Egleia Eredia Soumailli. A chave-pix é (44) 99116-1149, número de telefone da entidade.
A ajuda financeira permite fazer melhorias no espaço físico, como a construção de quatro canis em andamento. A parte estrutural já está pronta, mas ainda é preciso adquirir e instalar a cobertura, os alambrados, o piso e o sistema hidráulico. A estimativa de investimento é de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
Quatro canis com a mesma estrutura foram erguidos recentemente, todos graças a doações. Cada espaço leva o nome de quem contribuiu, homenagem e manifestação da gratidão. As plaquinhas indicam: Vizinhos Solidários do Teatro Municipal, Beatriz Kirchner, Fernanda Zanatta e Michel Mizrahi.
A presidente da Spap afirma que outras obras são necessárias para adequar canis e gatis e tornar a estada dos animais cada vez mais confortável. “Poderíamos ter mais animais abrigados, com melhor separação”, lamenta Egleia. Há casos em que bichinhos saudáveis ficam no mesmo lugar que doentes ou machucados.
Recursos financeiros para alimentação, medicamentos e procedimentos veterinários têm sido suficientes. O pagamento de funcionários e fornecedores também está em dia. Além das campanhas de arrecadação feitas ao longo do ano, a Spap conta com repasses da Prefeitura de Paranavaí, parte da Secretaria de Saúde, parte da Secretaria de Meio Ambiente.
As verbas públicas não podem ser aplicadas em obras, por isso a presidente tem buscado a participação da população. A Spap é uma instituição de caráter privado sem fins lucrativos e toda a diretoria é voluntária.