REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Você já ouviu falar em kakigori, karinto e yakiniku? As palavras, digamos, diferentes dão nomes a pratos da culinária japonesa que estarão no cardápio da 26ª Festa da Primavera, organizada pela Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), de 1º a 6 de setembro.
Durante a tradicional festa da cultura oriental, haverá exposições de plantas ornamentais, apresentações artísticas, praça de alimentação e shows de prêmios.
A Festa da Primavera anuncia a vinda da estação das flores e celebra a prosperidade. O objetivo do evento é promover a confraternização das diversas etnias e apresentar para a comunidade costumes da terra do sol nascente que se espalharam pelo mundo.
As refeições são famosas, tanto que em 2013 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) classificou a culinária tradicional e a cultura gastronômica japonesa como patrimônios culturais intangíveis da humanidade.
Provavelmente você já tenha experimentado o sushi, aquele bolinho de arroz avinagrado, recheado com peixe ou outros ingredientes e revestido por alga marinha.
O sashimi também é bastante conhecido. Basicamente é composto por carne de peixe e frutos do mar frescos e fatiados em pequenos pedaços. O prato é servido com molho de soja, wasabi e gengibre ralado.
Mas e o kakigori, o karinto e o yakiniku, dos quais falamos no início da matéria? Vamos a uma rápida explicação de cada um.
Kakigori é uma sobremesa feita de gelo raspado com calda aromatiza, comumente consumida durante o verão. É semelhante à raspadinha brasileira.
Karinto é um doce frito parecido com um biscoitinho à base de farinha de trigo e coberto com açúcar.
Yakiniku consiste em fatias finas grelhadas de carne de boi, porco ou frango, acompanhadas de molho de soja. Esse tipo de alimento é conhecido como churrasco japonês.
Durante a 26ª Festa da Primavera, os visitantes poderão acompanhar e participar da Cerimônia da Prosperidade, da montagem da árvore da felicidade e do jantar dos idosos, em respeito àqueles que tanto colaboraram com a construção da sociedade durante toda a vida.
No campo artístico e cultural, estão previstas apresentações do grupo Kotobuki Taiko e de escolas de dança. Haverá também Bon Odori, uma celebração aos antepassados; Matsuri Dance, que reúne diferentes ritmos musicais e mensagens positivas; e karaokê, espaço para os visitantes cantarem.
De acordo com a SPDC, em 2022 aproximadamente 15 mil pessoas visitaram a Festa da Primavera em cinco dias. A expectativa é aumentar esse número, considerando que o evento de 2023 terá duração de seis dias.
O estacionamento de veículos dentro da SPDC será cobrado, com a renda revertida para o Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap).
Serviço – A SPDC fica na Rua Francisco Alves do Nascimento, 930, Jardim das Monções, região da Vila Operária. Nos dias 1º, 2, 4 e 5 as atividades começam às 19h30. No dia 3, às 17h. No dias 6, às 9h30.