A Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP) está encaminhando ofício aos candidatos ao Governo do Paraná, ao Senado da República, aos candidatos regionais à Câmara Federal e Assembleia Legislativa colocando as instalações do Parque Costa e Silva à disposição para eventos políticos. Em contrapartida, os candidatos serão convidados a assinar um termo se comprometendo com as reivindicações da entidade.
Segundo o presidente Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho, a Sociedade Rural é uma entidade que atua no fortalecimento da economia do Paraná e região, através do agronegócio, e pratica a política classista. “Mas toda ação para aquecer a economia e para defender os produtores rurais passam pela política pública e partidária”, diz ele.
Além do interesse econômico, Mário Hélio lembra que tem que estar comprometido com a democracia, dando a todos a oportunidade de se manifestar e presentar suas propostas.
Reivindicações – De outro lado, informa o presidente, a Sociedade Rural quer ouvir as propostas dos candidatos para o agronegócio. Além disso, eles serão convidados a assinar um documento em que se comprometem a defender o agronegócio e, ainda, lutar pelas reivindicações da entidade. “O que queremos é que o candidato se elegendo atue de forma vigorosa pelo fortalecimento do agronegócio, valorize o produtor rural, envide esforços para desburocratizar procedimentos a que estão submetidos a agropecuária e dê atenção especial aos pequenos produtores”, diz Mario Hélio.
A Sociedade Rural ainda vai solicitar que os candidatos assumam alguns compromissos específicos. Segundo o presidente, as principais reivindicações da entidade são: consolidação da Rodovia do Agronegócio, ligando Paranavaí (PR) a Taquarussu (MS) com pista dupla pelo Porto São José, com a construção de uma ponte sobre o Rio Paraná; criação de programa estadual de revestimento de estradas rurais municipais, em parceria com as prefeituras e os proprietários rurais, usando o material mais apropriado para cada região; consolidação, ampliação e desburocratização do Programa Estadual de Irrigação, facilitando o acesso à tecnologia, através de subsídios aos pequenos e micro produtores, linhas de crédito e agilidade na avaliação dos processos de licenciamento ambiental; criação de programa para facilitar o acesso a tratores e equipamentos através de subsídio, para mecanização da pequena propriedade agrícola; e criação de um programa de distribuição de calcário para pequenos e micros produtores rurais para a correção do solo e aumento da produtividade.