Uma sucuri de aproximadamente cinco metros foi vista em uma estrada de acesso ao Rio Paraná no Porto Maringá, em Marilena. O vídeo da cobra foi divulgado no instagram, através do perfil Portomaringáoficial.
Responsável pela página que divulga o turismo da região, Gerson Carvalho Casado explica que um morador do porto fez o registro no domingo (9) e o encaminhou via direct, função que possibilita a troca de mensagens dentro do instragram.
Este não foi o primeiro registro de sucuri no Porto Maringá. Carvalho conta que ao menos três vídeos já foram feitos só em 2023. Além das imagens da cobra outros animais já foram flagrados e divulgadas no perfil: caranguejos, várias espécies de pássaros e um tamanduá, que foi resgatado por pescadores.
O analista Ambiental do Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), Vinícius Maccarini, explica que algumas sucuris são vistas nesta região, pois a espécie é semiaquática e de hábitos associados a rios.
Ele também comenta que a sucuri não é uma cobra agressiva e nem possui veneno, mas alerta para quando for avistada fora do seu habitat natural. Neste caso é preciso acionar a Polícia Ambiental ou Bombeiros.
O maior número de registro dessa serpente é feito no Pantanal e Amazonas, regiões de mata atlântica e sempre associadas a rios.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram