As etapas do Sul-Brasileiro e Paranaense de motocross realizadas em Paranavaí no sábado (22) e domingo (23) receberam avaliação positiva da Federação Paranaense de Motociclismo, que já projeta outros dois eventos em 2027 no município.
De acordo com o presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, Gilberto Rosa (Juba), a realização da competição superou as expectativas.
“Foi tudo perfeito. Tivemos um número expressivo de pilotos, público que compareceu e não tivemos nenhum imprevisto. O tempo colaborou e as provas transcorreram da melhor maneira possível. A avaliação é bem positiva”, destacou o presidente.
A gestão municipal também avaliou positivamente o evento e afirmou que já começaram as tratativas para as edições de 2027.

(Foto: Ivan Fuquini)
“A gente fez uma ótima avaliação, teve um bom feedback dos competidores em relação à estrutura do parque, estrutura de alimentação, e de todo o evento em si”, disse a secretária municipal de Esporte e Lazer, Jane Nunes.
A estrutura preparada para o evento também foi um dos pontos de destaque. A organização ampliou os espaços destinados ao público, com mais arquibancadas e uma área especial de acessibilidade, além de preparar uma pista com a intenção de transformar o local em um espaço permanente para grandes competições.
Para Cinthya Maia, de 23 anos, natural de Los Cedrales, no Paraguai, a estrutura melhorou em relação a do ano anterior. Ela competiu na categoria MXF.
Já o piloto londrinense, Juliano Xuxu, que disputou a categoria MX45, a pista desta edição é um pouco mais técnica que a do ano passado e ofereceu diferentes pontos para ultrapassagens.

(Foto: Ivan Fuquini)
A proposta da organização é fazer com que a pista não seja utilizada apenas em uma competição pontual. A intenção é consolidar o espaço como referência para o motocross e, futuramente, possibilitar a realização de outros grandes eventos esportivos no município.
Segundo o presidente da Federação Paranaense de Motociclismo, duas etapas já estão encaminhadas para 2027. Ainda não foi definido, porém, se as competições serão realizadas juntas ou em períodos diferentes do ano.
“A possibilidade é fazer o Paranaense no primeiro semestre e no segundo semestre a etapa do Brasileiro, ou vice-versa. Mas já está tudo encaminhado para isso”, afirmou.



