A região Sul registrou 559.236 tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2025, o que representou 16,1% do total nacional e um crescimento médio de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A região ocupou a terceira posição no ranking nacional de ocorrências, atrás apenas do Sudeste, que marcou 47,1% do total nacional, e do Nordeste (20,3%).
No recorte por Unidades Federativas (UFs), o Paraná liderou tanto em volume quanto em densidade populacional, com 222.876 registros e uma taxa de 6.263 tentativas a cada milhão de habitantes, o equivalente a uma tentativa a cada 35 segundos. O Rio Grande do Sul apresentou a maior variação anual da região, com crescimento de 21,7%. Já Santa Catarina, embora tenha registrado os menores números da região em volume absoluto, densidade, participação nacional e frequência, ainda chamou atenção pelo avanço nas ocorrências, com alta de 20,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Visão nacional – O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 — um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do país. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.
“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Além da tecnologia, é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, completa.
Bancos e Cartões concentram mais da metade das investidas
A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.