Igor Mateus Lima – Da Redação
O Superintendente Geral de Apoio aos Municípios da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia, esteve nesta sexta-feira (19) no Diário do Noroeste. O ex-deputado estadual falou sobre obras nos municípios, duplicação da BR-376 e o problema da baixa capacidade energética disponível em Paranavaí e região.
Maia também ressaltou o compromisso do governador Ratinho Junior com as pessoas que moram no Noroeste do Estado. Segundo ele, aproximadamente R$ 1 bilhão foi investido em obras nos municípios. “O governador Ratinho Junior é um amigo da Região Noroeste. Todos os prefeitos que apresentaram projetos para obras foram atendidos. A Secretaria das Cidades, sob o comando do Eduardo Pimental (vice-prefeito de Curitiba), vem trabalhando fortemente no desenvolvimento econômico da nossa região”, afirmou Maia.
BR-376
Ao ser perguntado sobre a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, respondeu: “Tenho certeza de que essa obra vai sair. Isso já está certo. Essa obra tem o apoio do Estado, pois sabemos que vai ser um divisor de águas no futuro com o escoamento da safra agrícola, todos se beneficiam”, afirmou.
Recentemente, houve preocupação da Sociedade Civil Organizada do Paraná – Socipar – e de políticos locais sobre a efetividade da duplicação. Isso porque a obra do Contorno Leste de Londrina foi incluída no lote 4, que abrange rodovias do Noroeste do Paraná. Porém, na opinião do superintendente, isso não afetará a duplicação da BR-376.
“Mesmo que Londrina esteja incluída no lote 4, não vejo como um empecilho para a duplicação da BR-376. Essa grandiosa obra precisa e vai sair para a Região Noroeste. O governador entende que qualquer duplicação é um bem necessário, pois melhora a infraestrutura e a logística paranaense”, disse.
BAIXA CAPACIDADE ENERGÉTICA
O assunto é velho. Muitas empresas e grandes indústrias deixaram de instalarem-se em Paranavaí e em outros municípios do Noroeste pela baixa capacidade energética que existe. Segundo Maia, esse é um assunto importante e que merece ser atendido por parte da Copel.
“Depois que o governo privatizou parte da empresa, ficou mais fácil para a realização de grandes obras como essa. Hoje a Copel tem autonomia para fazer grandes investimentos. É um assunto que é de conhecimento de todos e o Estado do Paraná está atento para que novas subestações da Copel sejam construídas para atender as indústrias, além da atividade agrícola, gerando emprego e renda”, finalizou.
Além de Paranavaí, Maia também visitou outros municípios da Região Noroeste do Paraná, como Terra rica, Nova Londrina, Guairaçá, Santa Isabel do Ivaí e Porto Rico – onde acontece a 1ª Expo Porto Rico, de 19 a 21 de abril.