Criada em fevereiro deste ano, a Superintendência Geral de Articulação Regional, ligada à Casa Civil, tem a função de promover a integração do Paraná, levantar suas demandas e encaminhar soluções. Ex-prefeito de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba), Marcio Wozniack tem a missão de articular as 23 regionais, acompanhando as ações do Governo e identificando as demandas. Wozniack está na região e nesta quinta-feira (30) visitou a redação do Diário do Noroeste. Ele falou sobre diversos temas, incluindo infraestrutura, desenvolvimento econômico e social.
Na infraestrutura, o superintendente se manifestou favorável à duplicação da BR-376 e à interligação com o Mato Grosso do Sul via ponte. Adverte que o Noroeste precisa ficar atento à representatividade na Assembleia Legislativo e na Câmara Federal, fundamentais no projeto. Porém, antecipou que o governador Ratinho Júnior defende a ideia como fator de desenvolvimento para o Paraná.
Sobre a recontagem dos veículos que trafegam pelas rodovias do Paraná, fundamental para a formação dos valores e investimentos das praças de pedágio, Wozniack avalia que o governador Ratinho Júnior é um visionário. Tem se mostrado parceiro no diálogo com a comunidade e pretende encontrar um modelo adequado para o Estado. Estrada com qualidade e pedágio justo são os objetivos, antecipa.
Na área da econmia local, Wozniack cita o investimento da Agroceres PIC em desenvolvimento genético da cadeia de suínos, que deve agregar muito na abertura da nova cadeia produtiva na região. O empreendimento deve ser inaugurado nesta sexta-feira.
Na área da saúde, o superintendente diz que o Governo acompanha de perto o cenário em todo o Estado. Cita que antes muitas pessoas tinham que fazer grandes deslocamentos para atendimento. Hoje, há uma descentralização. Caso de Paranavaí que conta agora com a ampliação dos serviços da Santa Casa, através da Unidade Morumbi.
Ele ressalta o que considera grande trabalho do ex-secretário de Saúde, Beto Preto, que levou para o Governo sua experiência de prefeito. Defende a parceria dos hospitais filantrópicos com o Governo e com outros segmentos da iniciativa privada. “O governador está atento para as necessidades”, resume.
Na visão do superintendente, o governador demonstrou eficiência durante a pandemia de Covid-19 e também diante da crise econômica. Agiu rápido para criar soluções sustentáveis e deu respostas para socorrer a comunidade mais vulnerável.
Na educação, o governador e o secretário Renato Feder enfrentaram a pandemia com a implantação de um sistema de teleaulas, sem perder a necessidade do atendimento presencial. Um dado relevante foi a garantia da merenda escolar, inclusive com a implantação recente da terceira refeição para os alunos da rede pública. O reforço garante que os estudantes estejam bem alimentados para melhor desenvolvimento e aprendizado.
Também presente na visita ao DN o chefe regional da Casa Civil para Paranavaí e região, Eduardo Casagrande.
Veja a entrevista completa do superintendente Marcio Wozniack.