(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo/DN
Foto: Arquivo/DN

CORPUS CHRISTI

Supermercados de Paranavaí abrem nesta quinta, e comércio de rua permanece fechado

Funcionamento é possível graças ao acordo firmado entre as empresas e o Sindicato dos Empregados no Comércio

REINALDO SILVA
Da Redação

O Dia de Corpus Christi é feriado municipal em Paranavaí. Por esse motivo, estabelecimentos comerciais que decidiram abrir para atendimento ao público nesta quinta-feira (19) precisaram formalizar acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sinsdocom). É o caso das redes de supermercados, com expediente até as 20h.

A advogada do Sindoscom, Jade Santos, explicou que a negociação entre a empresa e a entidade sindical é necessária pela ausência da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que estabelece as regras para as relações entre patrões e empregados. Sem a definição das cláusulas da CCT, o funcionamento em feriados com a presença de colaboradores depende desse acordo.

Além das redes supermercadistas, o Sindoscom formalizou a permissão para o Shopping Cidade e para uma loja de departamentos da região central da cidade. Significa que quase a totalidade do comércio de rua permanecerá fechada nesta quinta-feira.

De acordo com a presidente do Sindoscom, Leila Aguiar, os estabelecimentos que mantiverem funcionários durante o feriado de forma irregular, ou seja, sem o acordo prévio, estarão sujeitos a multas e ações judiciais.

Sobre a convenção coletiva, a advogada do sindicato dos empregados informou que o rol de reivindicações da classe laboral já foi apresentado ao grupo patronal. Os termos foram definidos em assembleia e dizem respeito a reajuste salarial, calendário comercial, pagamento de horas extras e outros tópicos que perfazem as relações trabalhistas.

O início das negociações com o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) depende a assembleia da categoria.

A CCT tem validade de um ano, sempre de 1o de junho até 31 de maio do período subsequente. Sendo assim, o setor comercial segue sem o amparo do documento há 19 dias, e não há prazo determinado para que as conversas entre Sindoscom e Sivapar sejam concluídas. Só então será possível aplicar as cláusulas; no caso do reajuste salarial, por exemplo, o pagamento é feito de forma retroativa.

Compartilhe: