*Luiz Carlos Amorim
O Grupo Literário A Ilha completou, neste ano de 2022, mais um ano de atividades literárias, completando 42 (quarenta e dois) anos de trajetória, de existência e resistência. Tanto o Grupo como a sua revista Suplemento Literário A Ilha são os mais perenes do gênero, talvez nem só do sul do Brasil, mas do país todo, pois a publicação mais perene que conheço é o Suplemento Literário de Minas, que não é uma revista, mas um jornal, que existiu até 2020, com mais de 50 anos de circulação. No início deste ano, o seu editor disse a um grande jornal de Minas que o jornal cultural e literário está “em estado de coma induzido”. Ele se refere à atual situação do “Suplemento Literário de Minas Gerais”, criado por Murilo Rubião em 1966 e que ao longo de seus quase 56 anos, que se completariam agora em setembro, se tornou uma das mais importantes publicações literárias do país. O periódico, que não tinha um volume impresso desde julho de 2018 e a edição digital, naquela oportunidade, não era produzida desde o segundo semestre de 2019. Em nota, o governo de Minas comunicou o lançamento de quatro edições ainda para aquele ano. Foram lançadas, apenas no formato virtual, três edições especiais sobre os escritores Adão Ventura, Sebastião Nunes e Rui Mourão no último trimestre de 2020. Em dezembro, foi a vez de um caderno especial, com versão impressa e online, ser publicado como parte das celebrações aos 300 anos de Minas Gerais. E só. A promessa do retorno das edições bimestrais do “Suplemento Literário” para 2021, feita pelo governo mineiro naquele setembro de 2020, ficou apenas nas palavras de uma nota institucional. Uma pena que tão importante órgão cultural seja relegado ao esquecimento.
Mas o Suplemento Literário A Ilha continua firme e a edição de setembro sai em meados do mês. Antes disso, o Grupo Literário A Ilha lança mais uma antologia, reunindo 32 autores dos seus mais de cem integrantes. Trata-se de Escritores do Brasil, livro que será lançado na Bienal do Livro de São José, na Grande Florianópolis, no dia 9 de setembro, a partir das 18 horas.
A antologia é, justamente, publicada em comemoração aos 42 anos do Grupo Literário A Ilha e do Suplemento Literário A ILHA, revista que começou como mimeografada, em 1980 e hoje é uma revista de quase cem páginas, ilustrada, reunindo autores consagrados e escritores novos, com edição digital em cores, disponível para os quatro cantos do mundo, talvez a publicação do gênero mais lida da atualidade. E que por mais que tenha crescido, nesses quarenta e poucos anos, ainda assim ficou pequena e deu origem a uma nova revista para abrir mais espaços ao escritor brasileiro: Escritores do Brasil, que já existe há três anos e também está ao alcance de qualquer leitor em qualquer parte do mundo, através da internet.
Vida longa para o Grupo Literário A Ilha e para suas revistas, o Suplemento Literário A Ilha e Escritores do Brasil. Outras antologias ainda virão, para dar uma amostra da obra dos escritores do Grupo, como esta mais recente, ora em lançamento, que dá seis páginas para cada autor, dando uma boa amostra da obra de cada um. Brevemente o livro Escritores do Brasil do Grupo Literário A Ilha estará disponível do Clube de Autores e na Amazon, para quem quiser ler e conhecer a obra de nossos autores, em e-book e na versão impressa.
*Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 42 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br